Polícia e Ministério Público vão apurar podas drásticas de árvores em Muriaé

Guia Muriaé no WhatsApp

A Polícia Ambiental e o Ministério Público vão apurar podas drásticas de árvores realizadas por servidores municipais na região central de Muriaé.

Na madrugada de quarta-feira (21), funcionários da Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente realizaram podas drásticas de cinco árvores nativas da espécie Oiti, que estavam em um trecho da Rua Pascoal Bernardino, no Centro, mais precisamente em frente a Casas Bahia.

O fato chamou a atenção de quem passava pelo local e deparava com as árvores praticamente “depenadas”. Nas redes sociais surgiram vários questionamentos, inclusive um indagando porque a poda foi realizada apenas em tal trecho e não nas demais árvores da região. Outras pessoas reclamaram que as podas “mataram” as árvores.

Outro fato que chamou atenção foi no cair da noite, pois as copas das referidas árvores serviam de abrigo para milhares pássaros. Sem terem mais o local para se abrigar, as aves ficaram desnorteadas (confira o vídeo abaixo). Os pássaros acabaram pousando nos fios da rede elétrica.

Alguns moradores e comerciantes da região defenderam a poda, que segundo eles serviu para afastar os pombos que estavam tomando conta do local. Eles alegam que as aves estavam fazendo muita sujeira, sem contar o risco ainda de doenças relacionadas aos mesmos. Por outro lado, outros moradores e comerciantes ficaram revoltados com a situação, pois não viam problema algum com as aves no local.

Na manhã de quinta-feira (22), a Polícia Ambiental esteve no local para verificar uma denúncia de crime ambiental. Naquela hora do dia não foi verificada a presença de revoada/bando de pássaros nas imediações.

Os militares fizeram contato na Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente, que confirmou a realização da poda, sob alegação que a mesma foi feita dentro dos critérios e normas previstas na Legislação Ambiental (Lei Estadual 20.922/13, art. 65 inciso VI), não sendo necessária autorização junto ao órgão ambiental competente.

Diante dos fatos, os policiais solicitaram um laudo técnico para confirmar o dano e se o local realmente estava sendo utilizado pelas aves no período noturno como abrigo ou se houve um fenômeno isolado.

Já na tarde desta sexta-feira (23), o vereador Jair Abreu (PT) ingressou com uma denúncia junto ao Ministério Público do Estado de Minas Gerais (MPMG), solicitando a verificação da situação, pois as podas estariam em desacordo com a Deliberação Normativa nº 001/2014 do Conselho de Defesa do Meio Ambiente de Muriaé (CODEMA).

Tal deliberação disciplina o corte, a poda e o replantio de vegetação arbóreo existente no município. Em seu art. II, prevê que “é vedada a poda excessiva ou drástica de arborização pública ou de árvores em propriedade particular”, que afete significamente o desenvolvimento natural da copa”.

Desta forma, o vereador Jair Abreu entende que as podas teriam sido feitas de forma equivocada. “Houve um grande prejuízo paras aves, como as andorinhas que andam sempre em bando e têm hábitos migratórios, não permanecendo na mesma região. Nesse período elas sempre vêm em revoada para Muriaé e permanecem por um período pequeno, utilizando as árvores como abrigos, principalmente as da região que forma podadas”, disse.

Ainda não há uma previsão do resultado do laudo técnico solicitado pela Polícia Ambiental e nem para apuração por parte do Ministério Público.

Vídeo mostra o “desespero” das aves após não encontrarem mais o abrigo nas árvores

Clique no vídeo para dar o play.

Fonte: Guia Muriaé

WhatsApp Receba nossas notícias direto no seu WhatsApp! Envie uma mensagem para o número (32) 99125-5754 ou pelo link https://wa.me/5532991255754
Seguir o Guia Muriaé no Google News
📲 Acompanhe o GUIA MURIAÉ - Facebook / Instagram / Telegram / Threads / TikTok / Twitter / YouTube / WhatsApp

Um Comentário

  1. Minha opinião seria mais pessoas capacitadas para fazer a poda pois em cidades vizinhas como patrocinio do muriae as árvores sao lindas podadas direito e nao fazem como muriae de qualquer jeito alem de cortarem os cabos de telefone e internet sem se preocupar se vamos ficar sem uns dias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Guia Muriaé no WhatsApp
Botão Voltar ao topo