Cartórios eleitorais de Minas Gerais vão funcionar em regime de plantão

Guia Muriaé no WhatsApp

Com a proximidade do fechamento do cadastro eleitoral, que irá ocorrer no dia 7 de maio, a Justiça Eleitoral tomou providências para que os eleitores não percam o prazo. Nessa reta final, todos os cartórios eleitorais do Estado de Minas Gerais vão funcionar em regime de plantão nos finais de semana e no feriado de primeiro de maio. A partir deste sábado (26), a população pode ser atendida nos cartórios eleitorais do interior do meio dia até as 18h e, nos cartórios de Belo Horizonte, das oito até as 17h.

Quem quiser tirar dúvidas antes de se dirigir ao cartório eleitoral pode ligar no Dique-Eleitor (148), que também funcionará em regime de plantão nos finais de semana e no feriado do dia do trabalho (1º de maio), das 8h às 17h. Durante a semana, o funcionamento é normal, das 7h até as 19h.

Devem ficar atentos ao prazo e aproveitar os plantões da Justiça Eleitoral os adolescentes com idade entre 16 e 18 anos, que já podem votar nas eleições deste ano, e os maiores de 18 anos, que devem votar, sob pena de ficar em débito com a Justiça Eleitoral. Além disso, o prazo é válido para aqueles que terão 16 anos completos no dia cinco de outubro, data do primeiro turno das Eleições 2014. Os que queiram transferir o domicílio eleitoral para votar em cidade diferente de onde costumavam fazê-lo também podem aproveitar os finais de semana e o feriado para procurar o cartório eleitoral mais próximo de sua nova residência, assim como aqueles que precisem regularizar a situação perante a Justiça Eleitoral, por terem o título cancelado, e eleitores com dificuldade de locomoção que queiram votar em seções de fácil acesso.

É importante que todos aqueles que ainda tenham alguma pendência para ser resolvida nos cartórios eleitorais procurem resolvê-la o mais rápido possível, para evitar transtornos, como o enfrentamento de grandes filas. Esse ano, a um mês do final do prazo para alistamento, transferência e regularização, são atendidas cerca de mil pessoas por dia nos cartórios eleitorais de Belo Horizonte.

Documentação necessária

Para fazer o alistamento eleitoral, os documentos necessários são: documento de identidade original com foto (não serão aceitos carteira de habilitação e passaporte), comprovante de endereço recente e, para os brasileiros maiores de 18 anos do sexo masculino, comprovante de quitação com o serviço militar. Já para pedir a transferência do domicílio eleitoral, o eleitor deve procurar o cartório de sua nova residência portando o título, se ainda o possuir, um documento de identidade original com foto e comprovante de residência. Para pedir a transferência para uma seção de fácil acesso, os documentos necessários são os mesmos.

Fonte: TRE-MG

WhatsApp Receba nossas notícias direto no seu WhatsApp! Envie uma mensagem para o número (32) 99125-5754 ou pelo link https://wa.me/5532991255754
Seguir o Guia Muriaé no Google News
📲 Acompanhe o GUIA MURIAÉ - Facebook / Instagram / Telegram / Threads / TikTok / Twitter / YouTube / WhatsApp

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Guia Muriaé no WhatsApp
Botão Voltar ao topo