TRE lança a campanha “Sujeira Não é Legal” para as eleições 2012



TRE lança a campanha “Sujeira Não é Legal” para as eleições 2012

O TRE de Minas Gerais está lançando nesta semana a campanha “Sujeira Não é Legal”, voltada para as eleições 2012. O projeto pretende orientar candidatos e eleitores para que seja realizada uma campanha eleitoral mais limpa, segura, tranquila e, a partir de um novo conceito agregado neste ano, também transparente. A iniciativa tem a parceria da Cemig, Polícia Militar e Corpo de Bombeiros.

A exemplo de 2010, a vassoura será o símbolo da campanha. Panfletos com orientações começam a ser distribuídos aos candidatos, em Belo Horizonte, quando pedirem os registros das candidaturas. Neste ano, a campanha irá ressaltar também, conforme consta do panfleto, que “prestar contas de campanha de forma correta e transparente é mais do que uma obrigação daqueles que pretendem administrar ou fiscalizar o uso do dinheiro público. É também uma questão de respeito ao eleitor.”

Já está disponível na internet um site para que os interessados conheçam melhor a campanha e as orientações dos órgãos que a promovem: http://www.campanhasemsujeira.tre-mg.jus.br.

A partir desta sexta-feira (6), quando começa a campanha eleitoral, serão veiculados VTs do “Sujeira Não é Legal” em emissoras de TV e, na próxima semana, spots em emissoras de rádio. Essas peças visam principalmente estimular o eleitor a votar de forma consciente, escolhendo candidatos que não desrespeitam as normas legais e os preceitos de civilidade.

Segundo o presidente do TRE, desembargador Brandão Teixeira, a Justiça Eleitoral mineira pretende, com a campanha, despertar nos candidatos e nos cidadãos a importância de se cumprir a legislação eleitoral. Além disso, a intenção, segundo o desembargador, é que a campanha seja uma forma de diminuir o desconforto e o transtorno que a sujeira eleitoral provoca na vida das pessoas.

Orientações aos candidatos

Entre as várias orientações que serão repassadas aos candidatos, estão:

  • Não impeça ou dificulte a passagem das vias públicas com cavaletes;
  • Imprima nos santinhos a frase “não jogue este folheto em vias públicas” e oriente seus apoiadores a não jogá-los no chão;
  • Registre com clareza todas as arrecadações ou gastos de campanha;
  • Ao realizar eventos, não faça gambiarras ou “gatos” de energia elétrica e verifique a existência de extintores e equipamentos de combate a incêndio.

Fonte: TRE-MG

Últimas notícias em vídeo



Envie um comentário

 

Política de moderação de comentários

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o administrador do site pelo conteúdo do mesmo, inclusive quanto a comentários; portanto, o autor deste site reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal/familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.