Após campanha, menina de Vieiras vai jogar torneio de futebol com garotos em Muriaé

Guia Muriaé no WhatsApp

Uma campanha movimentou as redes sociais nas últimas semana em busca de apoio para Maria Alice, de 10 anos, disputar a Copa Sesc na unidade de Muriaé.

A menina mora em Vieiras e desde os 5 anos joga futebol. Ela já participou de vários torneios municipais e intermunicipais e é uma das capitãs do time Vieiras Esporte Clube – onde ela é a única garota. Maria Alice tentou fazer sua inscrição para disputar a Copa Sesc, porém o regulamento do torneio previa apenas a participação de garotos na categoria Sub-11 e a inscrição foi vetada.

Eliane Aparecida Barbosa, de 37 anos, então iniciou uma campanha na internet para sua filha jogar no campeonato. Com quase 20 mil assinaturas, o abaixo-assinado “Deixem a Maria Alice jogar futebol! #MeninasTambémJogam” contou com apoio de pessoas em todo país e até do exterior. Diante da repercussão, inicialmente o Sesc prorrogou as inscrições para o torneio e, na quinta-feira (17), acabou liberando a participação da menina.

A mãe de Maria Alice ficou bastante emocionada com todo apoio. “Foi um ato tão pequeno, mas que conseguiu unir o Brasil inteiro, não tem dinheiro que pague. Se não fosse a mobilização, a Maria Alice não teria conseguido permissão para jogar. Infelizmente, não há equipes femininas em Vieiras na faixa etária dela. Inserir a pessoa em um gênero diverso é a única opção. Sabemos que por uma questão física ou fisiológica, muitas vezes isso não será possível, mas enquanto for… É uma criança com um sonho e no momento a única oportunidade que ela tem de competir é essa”, disse.

Maria Alice não vê a hora de entrar na quadra para defender seu time. Ela sonha fazer carreira no futebol. “Quero ser jogadora de futebol e tenho como exemplos a Marta (brasileira escolhida como melhor futebolista do mundo por cinco vezes consecutivas), o Neymar, o Messi, o Cristiano Ronaldo”, conta a menina que treina três vezes por semana, além de praticar Taekwondo e ser “uma ótima aluna”, segundo sua mãe.

A Copa Sesc terá início no dia 26 de agosto e segue até novembro.

Comunicado do Sesc Minas

A Copa Sesc é uma competição que há 30 anos proporciona a oportunidade de vivenciar momentos de cooperação e trabalho em equipe. Durante esse período, milhares de pessoas de todas as idades e gêneros já participaram de uma das atividades mais tradicionais do Sesc em Minas.

É em virtude desse compromisso e pela vontade de fazer um evento esportivo de grandes dimensões com seriedade, que a Copa Sesc segue os parâmetros das regras oficiais da Confederação Brasileira de cada modalidade. Dessa maneira, em seu regulamento, não prevê a modalidade de futsal sub-11 mista – com a participação de meninos e meninas na mesma equipe.

Porém, o Sesc também idealizou a Copa Sesc partindo da compreensão do esporte como um processo de construção de identidade, autonomia e autoconfiança, que abrace os talentos espalhados por todos os cantos de Minas, respeitando a diversidade.

Por esse motivo, informamos que a Maria Alice vai participar da Copa Sesc em Muriaé. Queremos que todos tenham oportunidade de se aperfeiçoar, crescer e competir.

Desejamos a todos os participantes uma ótima competição!

Fonte: Guia Muriaé, com informações do UOL

WhatsApp Receba nossas notícias direto no seu WhatsApp! Envie uma mensagem para o número (32) 99125-5754 ou pelo link https://wa.me/5532991255754
Seguir o Guia Muriaé no Google News
📲 Acompanhe o GUIA MURIAÉ - Facebook / Instagram / Telegram / Threads / TikTok / Twitter / YouTube / WhatsApp

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Guia Muriaé no WhatsApp
Botão Voltar ao topo