Chuva causa alagamentos e transtornos em Manhuaçu

Guia Muriaé no WhatsApp

Muita lama, alguns estragos e prejuízos devido a forte chuva que atingiu Manhuaçu no final da tarde desta segunda-feira (9). Vários pontos da cidade foram atingidos com alagamentos e inundações. Um volume grande, em um curto espaço de tempo, que trouxe à tona diversos problemas.

Muitos dos locais atingidos são os mesmos de outras tempestades na cidade. Falta drenagem e redes para escoamento. Bueiros entupidos também contribuíram para o drama. Ruas nas partes altas da cidade foram inundadas, como a Praça Cinco de Novembro, a Monsenhor Gonzalez, no Centro.

O trecho entre a BR-262, no acesso ao bairro Alfa Sul, se transformou em rio. Na rodovia, só carretas atravessavam e formavam ondas que invandiam lojas e casas. Dali, a enxurrada desceu pela rua Frederico Dolabela carregando pedras do calçamento para a rua João Claudino. No final do trecho, a rua Monsenhor Gonzalez, na saída da garagem de um supermercado, virou uma represa de lama, pedras, lixo, galhos e água.

No trecho do Coqueiro e da Praça Cinco de Novembro, os bueiros não deram conta. A água invadiu lojas e algumas casas. O mesmo cenário na rua Capitão Luiz Quintino, atrás da Casa de Cultura. O bueiro entupido levou a água para dentro de um supermercado.

A cena foi a mesma por toda a cidade. No trevo da BR-262/Zebu teve uma van e um carro atolados em meio a enxurrada e lama. No bairro Sagrada Família, um rio desceu pela rua Juquinha Santana, Praça Antônio Brum e parou na ponte da Tinauto (rua Faustino Amâncio). A cena foi inusitada. A lama se acumulou em cima da ponte. O trecho nunca teve problemas desse tipo e os moradores atribuem a um novo loteamento acima de suas casas.

A parte baixa da cidade também ficou inundada, na Baixada, perto da Rodoviária, no acesso ao Engenho da Serra e ruas próximas. Na rua Capitão Rafael, o “rio” desceu até a esquina da Amaral Franco, perto do Manhuaçu Shopping, e seguiu pela Avenida Salime Nacif. Vários comércios e residências foram invadidos pela água.

Na realidade, o que amenizou muito o transtorno é que a vontade de que chovesse era maior. A estiagem prolongada vem causando dificuldades em todo o país e, em Manhuaçu, também havia esse desejo por chuvas.

A coordenadora da Defesa Civil, Vininha Nacif, comentou que vistoriaram vários locais ainda na noite de segunda. Ela pontuou que é necessária atenção dos moradores quanto a barrancos. “Nessa terça-feira, com o dia claro, será melhor para observar eventuais trincas e rachaduras. Muros danificados e até paredes de casas devem ser avaliados. Não hesitem em acionar a Defesa Civil ou nossos parceiros a Polícia Militar e o Corpo de Bombeiros”, afirmou.

O telefone da Defesa Civil em Manhuaçu é o (32) 3332-3816.

Fonte: Portal Caparaó

WhatsApp Receba nossas notícias direto no seu WhatsApp! Envie uma mensagem para o número (32) 99125-5754 ou pelo link https://wa.me/5532991255754
Seguir o Guia Muriaé no Google News
📲 Acompanhe o GUIA MURIAÉ - Facebook / Instagram / Telegram / Threads / TikTok / Twitter / YouTube / WhatsApp

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Guia Muriaé no WhatsApp
Botão Voltar ao topo