Ciência Móvel visita a cidade de Além Paraíba

Guia Muriaé no WhatsApp

Imagine uma carreta cheia de módulos interativos que levam ciência, diversão e conhecimento a moradores de municípios que não dispõem de museus de ciência. Essa é a proposta do Ciência Móvel – Vida e Saúde para Todos, iniciativa de sucesso lançada há 10 anos pelo Museu da Vida da Casa de Oswaldo Cruz (COC/Fiocruz). A partir do próximo dia 11 de maio, moradores de Além Paraíba, em Minas Gerais, terão a oportunidade de conferir e participar de experiências incríveis que são apresentadas de forma lúdica. O museu itinerante ficará estacionado no Centro Municipal de Educação e Cidadania (CEC), onde as atividades serão oferecidas com entrada gratuita. Além Paraíba tem pouco mais de 34 mil habitantes e faz parte da Zona da Mata, na divisa com o estado do Rio de Janeiro.

O Ciência Móvel comemora dez anos de sucesso em 2016, período no qual fez quase 140 viagens visitando 87 municípios da Região Sudeste, percorrendo mais de 60 mil quilômetros. A iniciativa conta com parceria da Fundação Cecierj, vinculada ao governo do estado do Rio de Janeiro, e do Instituto de Tecnologia em Imunobiológicos (Bio-Manguinhos/Fiocruz). A Sanofi e a IBM são patrocinadoras do Ciência Móvel, que ainda tem apoio do CNPq / Ministério da Ciência e Tecnologia e Inovação (MCTI).

Os módulos interativos visam apresentar a ciência de maneira lúdica, permitindo muitas brincadeiras com atrações como o girotec (uma espécie de “pião” gigante que pode girar em todas as direções, sendo usado para exercitar a circulação e o equilíbrio do corpo humano no treinamento de pilotos e astronautas) e o novo planetário digital (o equipamento permite uma extensa programação sobre o universo, podendo também exibir filmes científicos).

Outras atrações divertidas do Ciência Móvel

Diversão e conhecimento também estão em atividades com os modelos de olho, ilusões de óptica, a pilha humana, os espelhos sonoros e o painel fotovoltaico, a casa maquete, a cadeira giratória (que ajuda a entender o chamado efeito “bailarina”, fenômeno sentido quando o participante faz o controle da velocidade de rotação usando seu próprio corpo para isso), e o sopro que aprisiona, além da anamorfose (uma brincadeira com óptica que, a partir de uma figura aparentemente disforme ou irregular, gera imagem regular de um objeto). A bancada de microscopia (módulo permite a observação de células humanas, vegetais e detalhes de insetos, como o mosquito Aedes aegypti) e as câmeras escuras também são módulos que estarão expostos em Além Paraíba.

Serviço

Iniciativa: Ciência Móvel – Vida e Saúde para Todos
Local da exposição: Centro Municipal de Educação e Cidadania (CEC)
Endereço: rua Visconde do Rio Branco, nº 191
Bairro São José – Além Paraíba – MG

Datas e horários de atendimento com entrada gratuita

11/5: das 8h30h às 11h30; das 13h às 16h30; das 18h às 20h
12/5: das 8h30h às 11h30; 13h às 16h30
13/5: das 8h30h às 11h30; das 13h às 16h30
14/5: das 8h30h às 12h

Fonte: Portal Fiocruz

WhatsApp Receba nossas notícias direto no seu WhatsApp! Envie uma mensagem para o número (32) 99125-5754 ou pelo link https://wa.me/5532991255754
Seguir o Guia Muriaé no Google News
📲 Acompanhe o GUIA MURIAÉ - Facebook / Instagram / Telegram / Threads / TikTok / Twitter / YouTube / WhatsApp

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Guia Muriaé no WhatsApp
Botão Voltar ao topo