Circuito Cultural Fazendas Históricas será realizado em Porciúncula

Guia Muriaé no WhatsApp

O Circuito Cultural Fazendas Históricas Noroeste Fluminense busca resgatar as memórias de fazendas da região, cuja história está atrelada à estruturação de alguns municípios, revelando um pouquinho da formação de um povo, que construiu estradas e ferrovias; contribuiu com a economia brasileira nos tempos áureos do café; bem como teve papel fundamental na organização político-econômica e social do Noroeste Fluminense.

Dentre os objetivos do Circuito, a preservação da história local e todas as suas particularidades, resgatando as origens do povo radicado no interior fluminense. O projeto será realizado no mês de maio, em alguns municípios do interior do Estado do Rio de Janeiro, especificamente, nas cidades de Porciúncula, Miracema, Itaperuna e São José de Ubá, oferecendo – gratuitamente – atividades culturais, oficinas, atrações musicais, brincadeiras voltadas ao público infantil, dentre outras atividades.

Porciúncula será o primeiro município a receber o circuito

Porciúncula será o primeiro município, a receber o Circuito Cultural Fazendas Históricas Noroeste Fluminense. O evento será realizado na Praça da Estação Ferroviária, nos dias 06 e 07 de maio, das 17h às 23h.

O projeto pretende resgatar a história de 19 fazendas do Noroeste Fluminense, sendo elas, Serra Nova, Salgada, São Vicente, São Domingos, Conceição, Bananeiras, Monte Alegre, São José, Ponte Alta, Cachoeira, União, Recreio, Liberdade, Caeté, Santa Inês, Boa Vista, Santa Justa, Santa Cruz e Prosperidade, todas elas foram de fundamental importância para o desenvolvimento da região.

Evento gratuito e atrações para toda família

Vale reforçar que o Circuito é um evento gratuito, com atrações para toda a família. Além do resgate cultural, o projeto promove entretenimento, lazer e arte, através de atividades pensadas a fim de transmitir conceitos históricos e culturais para os visitantes. As oficinas de sustentabilidade e oficinas de arte já estão confirmadas.

A criançada terá diversão garantida na Área Infantil SESC, com brincadeiras diversificadas, sob a supervisão de profissionais qualificados. Música de qualidade é a marca registrada do Palco SESC, que abre espaço para os artistas da região.

Outra atração será o vídeo documentário “Circuito Cultural Fazendas Históricas Noroeste Fluminense”, produzido pelo vídeomaker Samuel Blanc, com roteiro do escritor e jornalista Eusébio Dornellas. Também sob a edição de Eusébio Dornellas, o projeto irá lançar um livro – mesmo título do vídeo – que será distribuído gratuitamente para os visitantes.

Cidades participantes

O projeto será realizado nas cidades de Porciúncula, Miracema, Itaperuna e São José de Ubá. Em Porciúncula o projeto acontece na Praça da Estação Ferroviária, nos dias 06 e 07 de maio. A cidade de Miracema recebe o Circuito nos dias 13 e 14 de maio, na pracinha da Igreja Matriz. Já o município de Itaperuna, maior cidade do Noroeste Fluminense, recebe o evento no dia 20 e 21 de maio, no CRECE (antigo campo do Comércio). Por fim, o evento será realizado em São José de Ubá, nos dias 27 e 28 de maio, no CEASA. Já em relação ao horário de funcionamento, sempre das 17h às 23h.

O Circuito Cultural Fazendas Históricas Noroeste Fluminense é uma organização da B2B Empreendimentos, apoio da Prefeitura Municipal de Porciúncula e SINCOMÉRCIO Itaperuna. Oferecimento FECOMÉRCIO/SESC.

Fonte: Eusébio Dornellas / Agência Comuniqque

WhatsApp Receba nossas notícias direto no seu WhatsApp! Envie uma mensagem para o número (32) 99125-5754 ou pelo link https://wa.me/5532991255754
Seguir o Guia Muriaé no Google News
📲 Acompanhe o GUIA MURIAÉ - Facebook / Instagram / Telegram / Threads / TikTok / Twitter / YouTube / WhatsApp

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Guia Muriaé no WhatsApp
Botão Voltar ao topo