Circuito Cultural sobre fazendas históricas chega a Itaperuna

Guia Muriaé no WhatsApp

O Circuito Cultural Fazendas Históricas Noroeste Fluminense chega a Itaperuna, depois de passar pelos municípios de Porciúncula e Miracema, levando uma série de atividades – gratuitas – relacionadas à cultura, história, música, entretenimento e muito mais. Em Itaperuna o evento será realizado no dia 20 e 21 de maio, no CRECE (antigo campo do Comércio – nas proximidades da rodoviária), das 17h às 23h.

O Circuito busca resgatar as memórias de fazendas da região, revelando um pouquinho da formação de um povo, bem como a estruturação de municípios, que tiveram papel fundamental na organização político-econômica e social do Noroeste Fluminense. Durante o projeto o visitante tem a possibilidade de participar de atividades culturais, oficinas, atrações musicais, brincadeiras voltadas ao público infantil, dentre outras atividades.

O Circuito Cultural Fazendas Históricas Noroeste Fluminense aborda a história de 19 fazendas do interior do Estado do Rio de Janeiro, sendo que, em Itaperuna, o projeto evidencia as seguintes fazendas: São Vicente, Salgada e São Domingos. Dentre algumas curiosidades, destacam-se as casas-sede, testemunhas silenciosas de fatos amorosos, políticos e que também abrigaram diversas personalidades. A Fazenda São Domingos, por exemplo, recebeu algumas vezes a visita de Santos Dumont e D. Pedro II, Imperador do Brasil.

Diversão, música, história e arte em um só lugar

O evento, gratuito, foi planejado para atender a toda a família. E, além do resgate cultural, o Circuito Cultural promove atividades pensadas a fim de transmitir conceitos históricos e culturais para os visitantes. Além das oficinas de sustentabilidade e oficinas de arte, a criançada terá muita diversão na Área Infantil SESC.

Enquanto isso, os adultos poderão apreciar música de qualidade no Palco SESC, ou ainda, conhecer os espaços dedicados à exposição fotográfica, ou passear pelos corredores da ‘casa-sede’, conhecendo móveis, objetos e utensílios daquele período.

Outra atração será o vídeo documentário “Circuito Cultural Fazendas Históricas Noroeste Fluminense”, produzido pelo vídeomaker Samuel Blanc, com roteiro do escritor e jornalista Eusébio Dornellas. Também sob a edição de Eusébio Dornellas, o projeto está lançando um livro – mesmo título do vídeo – que será distribuído gratuitamente aos participantes.

O Circuito se encerra no final do mês de maio, em São José de Ubá, nos dias 27 e 28 de maio, no CEASA. O Circuito Cultural Fazendas Históricas Noroeste Fluminense é uma organização da B2B Empreendimentos, apoio da Prefeitura Municipal de Itaperuna e SINCOMÉRCIO Itaperuna. Oferecimento FECOMÉRCIO/SESC.

Fonte: Agência Comuniqque

WhatsApp Receba nossas notícias direto no seu WhatsApp! Envie uma mensagem para o número (32) 99125-5754 ou pelo link https://wa.me/5532991255754
Seguir o Guia Muriaé no Google News
📲 Acompanhe o GUIA MURIAÉ - Facebook / Instagram / Telegram / Threads / TikTok / Twitter / YouTube / WhatsApp

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Guia Muriaé no WhatsApp
Botão Voltar ao topo