Cirurgias de catarata vão beneficiar pacientes de Cataguases e região

Guia Muriaé no WhatsApp

Grupo de pacientes que farão a cirurgia de catarata

Desde o início do ano uma parceria entre a Secretaria Municipal de Saúde de Cataguases e o vereador Joãosinho de Vista Alegre, viabilizou até a última semana, mais de duzentas cirurgias de catarata em pacientes que estavam na fila de espera pelo tratamento desde o ano passado, conforme informou o Secretário Municipal de Saúde, Alexandre Castellar de Lacerda. Para atender a esta demanda foi firmado um convênio com o município de Sabinópolis, para onde eram levados os pacientes e feitas as cirurgias. “Todas elas foram bem sucedidas e não apresentaram nenhum tipo de complicação no pós-operatório”, fez questão de salientar, Alexandre Lacerda.

A distância entre Cataguases e Sabinópolis, porém, era um grande entrave para a continuação do convênio (mais de quinhentos quilômetros), lembrou o Secretário de Saúde. “Por causa disso, começamos a procurar uma forma de trazer para Cataguases ou alguma outra cidade vizinha este serviço. Depois de várias análises, concluímos que o melhor lugar seria Astolfo Dutra, cujo modelo de saúde municipal permite este tipo de parceria, o que não ocorre em Cataguases. Além disso, completou o Secretário, é uma cidade muito próxima da gente e vai atender a todos os municípios da região”.

No último dia 20 de junho, o médico cirurgião responsável pelas cirurgias de catarata em Sabinópolis, Breno Tavares Nogueira, esteve em Cataguases quando acertou com o Secretário Alexandre Lacerda sua vinda e de sua equipe a Astofo Dutra, periodicamente, para atender exclusivamente à população da região. Breno Nogueira estima que sejam feitas “cerca de trezentas cirurgias de catarata mensalmente”, a partir do início do procedimento que será realizado no Hospital Olyntho Almada, naquele município vizinho. As cirurgias começarão a ser feitas dentro de aproximadamente 45 dias, “logo após o cumprimento dos prazos legais de credenciamento do hospital”, informou Alexandre.Desde que assumiu o mandato de vereador, Joãosinho de Vista Alegre vem se esforçando, junto com sua assistente, Maria Aparecida Ferreira, para solucionar o problema da cirurgia de catarata em Cataguases. Segundo ele, “a situação era urgente e não podíamos mais esperar”.

Esta realidade o fez procurar ajuda junto ao Senador Zezé Perrela, que viabilizou o serviço com a Prefeitura de Sabinópolis. Joãosinho, então, apresentou esta solução ao Secretário Municipal de Saúde, Alexandre Lacerda, que apoiou sua iniciativa que evolui, agora, para implantação do serviço na vizinha Astolfo Dutra. A expectativa é de que no início de agosto as cirurgias de catarata já comecem a ser realizadas no hospital Olyntho Almada. Para isto, dois enfermeiros da Secretaria Municipal de Saúde, Robson e Nilseia (foto ao lado), estiveram em Sabinópolis participando do treinamento específico com a equipe de Breno Nogueira.

Fonte: Marcelo Lopes

WhatsApp Receba nossas notícias direto no seu WhatsApp! Envie uma mensagem para o número (32) 99125-5754 ou pelo link https://wa.me/5532991255754
Seguir o Guia Muriaé no Google News
📲 Acompanhe o GUIA MURIAÉ - Facebook / Instagram / Telegram / Threads / TikTok / Twitter / YouTube / WhatsApp

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Guia Muriaé no WhatsApp
Botão Voltar ao topo