Detentos de Ubá combatem focos da dengue

Guia Muriaé no WhatsApp

Em Ubá a dengue ganhou dez inimigos dedicados, que estão eliminando os focos da doença em escolas e locais públicos da cidade. São dez presos da cidade, que trabalham em troca de remição de pena, graças a mais uma parceria entre a Secretaria de Estado de Defesa Social (Seds) a e Prefeitura Municipal.


A empreitada começou no dia 18 de janeiro e não tem prazo para terminar. O primeiro local beneficiado foi a Escola Estadual Dr. José Januário Carneiro, no Bairro Eldorado. O entorno do prédio passou por capina e remoção de objetos que pudessem acumular água.

O prefeito de Ubá, Vadinho Baião, comemorou o engajamento dos detentos no combate à dengue, que dá sequência a uma série de experiências de emprego dessa força de trabalho em obras e em serviços públicos do município, inclusive em situações emergenciais. “Mantemos uma boa parceria com o sistema prisional”, ressalta.

Por isso mesmo, a presença nas ruas de detentos vestidos com o uniforme vermelho com a marca da Subsecretaria de Administração Prisional (Suapi) da Seds já não surpreende e tampouco incomoda os moradores da cidade. O diretor-geral do Presídio de Ubá, Alexandre Henrique Ferrari, explica que a população costuma até ir ao presídio pedir ajuda em algum serviço nas vias públicas. “Estamos à disposição, enquanto houver necessidade, continuaremos dando toda a ajuda necessária”, afirma Ferrari.

Antes de começarem a batalha contra a dengue, os detentos de Ubá assistiram a uma palestra de técnicos da Secretaria Municipal de Saúde, com orientações sobre focos de proliferação do mosquito e a melhor forma de eliminá-los.

É um trabalho pesado, mas de grande eficácia. As chuvas fazem com que o mato cresça rápido, escondendo objetos como latas, vasilhames e tampas que podem tornar-se recipientes armazenadores de água. No trabalho de capina e limpeza, os presos têm acompanhamento de técnicos da Prefeitura.

Fonte: Seds MG

WhatsApp Receba nossas notícias direto no seu WhatsApp! Envie uma mensagem para o número (32) 99125-5754 ou pelo link https://wa.me/5532991255754
Seguir o Guia Muriaé no Google News
📲 Acompanhe o GUIA MURIAÉ - Facebook / Instagram / Telegram / Threads / TikTok / Twitter / YouTube / WhatsApp

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Guia Muriaé no WhatsApp
Botão Voltar ao topo