Grupo de badminton de Santos Dumont vai visitar o Rio de Janeiro

Guia Muriaé no WhatsApp

Um grupo de 46 meninos e meninas de Santos Dumont, praticantes de badminton, viverão um dia especial no próximo 1º de abril. Nessa data, eles estarão na cidade do Rio de Janeiro para uma visita ao Centro de Treinamento de Badminton Miratus, quando terão oportunidade de se aprimorarem no esporte e de conhecer o atleta Ygor Coelho, que representou o Brasil, nessa modalidade esportiva, nos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro.

A viagem é uma das atividades proporcionadas pela Criap (Associação de Apoio à Criança e ao Adolescente da Comarca de Santos Dumont), entidade integralmente financiada por meio de recursos oriundos de penas pecuniárias. Fundada há nove anos pelo juiz de direito aposentado Jander Maurício Brum, a Criap tem por objetivo oferecer oportunidades para que crianças e adolescentes se desenvolvam de maneira sadia e, através do esporte, cultuem valores como a cultura da paz, responsabilidade, ética e cordialidade.

A ferramenta escolhida pela Criap para trabalhar nos jovens esses princípios foi o badminton, que é considerado o esporte de raquete mais rápido do mundo, e exige de seus praticantes muita concentração e velocidade. A entidade conta com o trabalho voluntário de professores e servidores, sendo todos os seus recursos financeiros direcionados para o custeio de material, o transporte e a alimentação dos alunos.

Além de proporcionar a prática esportiva, a Criap acompanha o desempenho escolar dos beneficiários do programa. “Em todas as atividades, buscamos envolver todos os alunos, estimulando a responsabilidade, o comprometimento e compromisso em seus atos. Não queremos formar apenas campeões nas quadras, mas também campeões na vida. Procuramos potencializar a virtude demonstrada pelo aluno (informática, comunicação, arte, esporte), permitindo que ele se sinta parte de um todo”, declara o oficial de Justiça Walter Gonçalves de Moraes, diretor institucional da associação.

Em 2016, o repasse de penas pecuniárias para a Criap foi de R$ 34 mil. Atualmente, a associação atende a 84 crianças e adolescentes na comarca, que, além de Santos Dumont, é integrada pelos Municípios de Aracitaba, Ewbank da Câmara, Oliveira Fortes, Paiva, e pelos Distritos de Conceição do Formoso, Dores do Paraibuna, Mantiqueira e São João da Serra. Em sua maioria, os beneficiários da associação são meninos e meninas em situação de vulnerabilidade social.

Participação da família

A participação da família desempenha um papel primordial nas iniciativas da Criap, segundo Walter Moraes. Por isso, são frequentes reuniões com familiares das crianças e dos adolescentes. Em 23 de março, os pais e as mães dos beneficiários foram reunidos no Salão do Tribunal do Júri do Fórum de Santos Dumont, quando o oficial de justiça apresentou a eles o cotidiano forense e os mecanismos referentes ao repasse das prestações pecuniárias.

“O legado do juiz Jander Maurício Brum em nossa cidade é uma realidade e, a partir do apoio dado pela juíza diretora do foro, Maria Cristina de Souza, que abraçou a causa, conseguimos dar continuidade a essa brilhante iniciativa. Ao permitir que as reuniões sejam realizadas no fórum, a magistrada proporciona aos pais e aos alunos um contato com o cotidiano forense. Não raras vezes, a juíza participa das reuniões, demonstrando que o Poder Judiciário é acessível, participativo e aberto às demandas da população”, avalia o diretor institucional da Criap.

Esse convívio, acrescenta o oficial de justiça, permite ainda que os jurisdicionados “tenham conhecimento de como os recursos pagos a título de prestação pecuniária são utilizados pelo TJMG e revertidos, em sua integralidade, à população”.

Fonte: TJMG

WhatsApp Receba nossas notícias direto no seu WhatsApp! Envie uma mensagem para o número (32) 99125-5754 ou pelo link https://wa.me/5532991255754
Seguir o Guia Muriaé no Google News
📲 Acompanhe o GUIA MURIAÉ - Facebook / Instagram / Telegram / Threads / TikTok / Twitter / YouTube / WhatsApp

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Guia Muriaé no WhatsApp
Botão Voltar ao topo