Livro e vídeo documentário revelam histórias de fazendas do interior do Estado do RJ

Guia Muriaé no WhatsApp

O Circuito Cultural Fazendas Históricas Noroeste Fluminense, projeto que busca resgatar as memórias de fazendas da região, foi um grande sucesso na cidade de Porciúncula e, pretende repetir a dose no município de Miracema, nos dias 13 e 14 de maio, na pracinha da Igreja Matriz, das 17h às 23h.


Dentre as atrações do Circuito, o vídeo documentário ‘Circuito Cultural Fazendas Históricas Noroeste Fluminense’, produzido pelo vídeomaker Samuel Blanc, com roteiro do escritor e jornalista Eusébio Dornellas. Também sob a edição de Eusébio Dornellas, o projeto está lançando o livro – mesmo título do vídeo – que será distribuído gratuitamente aos participantes.

O livro foi baseado no trabalho ‘Inventário das Fazendas do Vale do Paraíba Fluminense’, realizado pelo INEPAC (Instituto Estadual do Patrimônio Cultural), Secretaria de Estado de Cultura-RJ, em parceria com a LIGHT e Instituto Cidade Viva. E o leitor irá encontrar informações sobre 19 fazendas, cada uma com suas particularidades e peculiaridades, sempre apresentando um breve registro histórico, além de detalhes e curiosidades. O livro também revela fotografias, que ajudam a recontar a história da região.

Já o vídeo documentário é uma síntese de um importante período da história dos municípios do interior do Estado do Rio de Janeiro, através de suas fazendas, que tiveram papel de fundamental importância para a economia brasileira nos tempos áureos do café. O vídeo possui aproximadamente oito minutos.

O Circuito Cultural Fazendas Históricas Noroeste Fluminense também oferece – gratuitamente – é sempre bom lembrar, atividades culturais, oficinas, atrações musicais, brincadeiras voltadas ao público infantil, e muitas outras atividades. Na Sala das Artes o visitante poderá apreciar fotografias das fazendas que compõem o projeto. E, para quem gosta de boa música, Palco SESC, privilegiando artistas da região. Para as crianças, diversão garantida na Área Infantil SESC.

Depois da cidade de Miracema, o projeto será realizado no município de Itaperuna, nos dias 20 e 21 de maio, no CRECE (antigo campo do Comércio). E, por fim, o evento acontece em São José de Ubá, nos dias 27 e 28 de maio, no CEASA.

O Circuito Cultural Fazendas Históricas Noroeste Fluminense é uma organização da B2B Empreendimentos, apoio da Prefeitura Municipal de Miracema e SINCOMÉRCIO Itaperuna. Oferecimento FECOMÉRCIO/SESC.

Fonte: Agência Comuniqque

WhatsApp Receba nossas notícias direto no seu WhatsApp! Envie uma mensagem para o número (32) 99125-5754 ou pelo link https://wa.me/5532991255754
Seguir o Guia Muriaé no Google News
📲 Acompanhe o GUIA MURIAÉ - Facebook / Instagram / Telegram / Threads / TikTok / Twitter / YouTube / WhatsApp

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Guia Muriaé no WhatsApp
Botão Voltar ao topo