Maripá de Minas ganha unidade do Programa Farmácia de Minas

Guia Muriaé no WhatsApp

Os moradores da cidade de Maripá de Minas, na Zona da Mata, receberam nesta sexta-feira (15) uma unidade Farmácia de Minas. O estabelecimento disponibilizará cerca de 235 tipos de medicamentos, que irão abastecer as necessidades dos 3 mil habitantes da cidade. Agora, Minas conta com cerca de 350 unidades do programa. O Governo de Minas estima que até o final de junho sejam inauguradas mais 157, totalizando 507 em todo o Estado.

O evento contou com a participação da população, dos alunos das escolas da cidade, que fizeram várias apresentações, e de autoridades da região, como o prefeito de Maripá de Minas, Vagner Fonseca Costa, a coordenadora do Núcleo de Assistência Farmacêutica da Superintendência Regional de Saúde (SRS) de Juiz de Fora, Renata Oliveira Cunha.

Para Paulo Fernando Garcia, farmacêutico responsável pela Farmácia de Minas no município, a unidade será de grande ajuda para o atendimento aos moradores. “O paciente sempre terá o remédio certo, na hora certa e com o acompanhamento certo. Essa parceria com o Governo de Minas foi estimulante”, afirmou.

O prefeito Vagner Costa destacou a ousadia da prefeitura e demonstrou o agradecimento ao Governo do Estado pela conquista. “Nosso município é pequeno, mas é ousado. Somos muito agradecidos ao Estado, pelas parcerias nessas obras que fazem nossa cidade crescer”, disse o prefeito.

Na oportunidade, a coordenadora Renata Oliveira Cunha, representando o secretário de Estado de Saúde de Minas Gerais, Antônio Jorge, falou sobre o avanço de Minas em relação às farmácias públicas. “O Estado está reconhecendo o serviço de assistência farmacêutica como primordial, e, com isso, Minas está à frente de todos os estados brasileiros nessa questão. Ouso dizer que nosso Estado possui a maior rede de farmácias públicas do mundo” disse Renata.

Farmácia de Minas

O programa Farmácia de Minas garante o acesso da população aos medicamentos, por meio da organização da Assistência Farmacêutica para atenção à saúde, maximizando os recursos financeiros e aprimorando as atividades técnico-gerenciais de forma integrada às demais ações de saúde no SUS/MG.

Criada em 2007, a Rede Farmácia de Minas é parte integrante do Programa Farmácia de Minas e tem por objetivo oferecer um espaço humanizado de atendimento aos usuários do SUS, com dispensação gratuita de medicamentos dedicados à atenção primária à saúde. Este trabalho é realizado por profissionais qualificados com a promoção do uso racional dos medicamentos.

Considerando as dificuldades relacionadas ao alto gasto per capita com medicamentos, a existência de serviços menos estruturados e ao mesmo tempo, a alta taxa de cobertura do Programa de Saúde da Família (PSF), foram selecionados inicialmente – observando o princípio da equidade – municípios entre 10.000 e 30.000 habitantes, para a implantação das farmácias.

Fonte: Agência Minas

WhatsApp Receba nossas notícias direto no seu WhatsApp! Envie uma mensagem para o número (32) 99125-5754 ou pelo link https://wa.me/5532991255754
Seguir o Guia Muriaé no Google News
📲 Acompanhe o GUIA MURIAÉ - Facebook / Instagram / Telegram / Threads / TikTok / Twitter / YouTube / WhatsApp

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Guia Muriaé no WhatsApp
Botão Voltar ao topo