Menor sapo do Brasil é encontrado em Itaperuna



O menor sapo do Brasil, sendo o segundo do mundo, foi encontrado em uma área de mata fechada, nesta semana, por moradores da localidade do Avaí, em Itaperuna. Eles chamaram a equipe da Secretaria do Ambiente para analisar a espécie.

De acordo com a bióloga da Secretaria, Maria Inês Tederich, a espécie Brachycephalus didactylus, mais conhecida como sapo-pulga, está ameaçada de extinção e o local onde foi encontrada é adequado para sua sobrevivência. “Esta espécie é um indicador de qualidade do local, pois não precisa de água, mas de lugares úmidos, ou seja, mata fechada com muita sombra”, disse.

Segundo o site “Ranking Brasil”, essa espécie mede entre 7 e 10 milímetros de comprimento e foi identificada anteriormente apenas na Mata Atlântica carioca. Em 2012, foi visto pela primeira vez no estado do Espírito Santo, na região conhecida como Serra das Torres, em Atílio Vivacqua.

O tamanho faz com que eles mal sejam percebidos na natureza. “Estes bichinhos não se locomovem por longas distâncias, são avistados como se fossem manchas, um morador do chão das florestas. Possivelmente o menor animal vertebrado do Brasil”, disse Jane Oliveira, pesquisadora do IEMA (Instituto Estadual do Maranhão).

O animal foi devolvido à mata.

Fonte: Prefeitura de Itaperuna

Últimas notícias em vídeo



Envie um comentário

 

Política de moderação de comentários

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o administrador do site pelo conteúdo do mesmo, inclusive quanto a comentários; portanto, o autor deste site reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal/familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.