Menor sapo do Brasil é encontrado em Itaperuna

Guia Muriaé no WhatsApp

O menor sapo do Brasil, sendo o segundo do mundo, foi encontrado em uma área de mata fechada, nesta semana, por moradores da localidade do Avaí, em Itaperuna. Eles chamaram a equipe da Secretaria do Ambiente para analisar a espécie.


De acordo com a bióloga da Secretaria, Maria Inês Tederich, a espécie Brachycephalus didactylus, mais conhecida como sapo-pulga, está ameaçada de extinção e o local onde foi encontrada é adequado para sua sobrevivência. “Esta espécie é um indicador de qualidade do local, pois não precisa de água, mas de lugares úmidos, ou seja, mata fechada com muita sombra”, disse.

Segundo o site “Ranking Brasil”, essa espécie mede entre 7 e 10 milímetros de comprimento e foi identificada anteriormente apenas na Mata Atlântica carioca. Em 2012, foi visto pela primeira vez no estado do Espírito Santo, na região conhecida como Serra das Torres, em Atílio Vivacqua.

O tamanho faz com que eles mal sejam percebidos na natureza. “Estes bichinhos não se locomovem por longas distâncias, são avistados como se fossem manchas, um morador do chão das florestas. Possivelmente o menor animal vertebrado do Brasil”, disse Jane Oliveira, pesquisadora do IEMA (Instituto Estadual do Maranhão).

O animal foi devolvido à mata.

Fonte: Prefeitura de Itaperuna

WhatsApp Receba nossas notícias direto no seu WhatsApp! Envie uma mensagem para o número (32) 99125-5754 ou pelo link https://wa.me/5532991255754
Seguir o Guia Muriaé no Google News
📲 Acompanhe o GUIA MURIAÉ - Facebook / Instagram / Telegram / Threads / TikTok / Twitter / YouTube / WhatsApp

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Guia Muriaé no WhatsApp
Botão Voltar ao topo