Obras de mineroduto está assoreando o Ribeirão São João e poluindo a água que a população Tombos consome

Guia Muriaé no WhatsApp

Ribeirão São João esta sendo assoreado

O Ribeirão São João, um dos afluentes do Rio Carangola, que abastece a população da cidade de Tombos com sua água está sofrendo várias agressões com as obras do mineroduto Minas-Rio.

Nesse trecho, na entrada da Fazenda da Cascata, na Rodovia LMG 900, a travessia do mineroduto sobre o leito desse ribeirão expõe um grave problema ambiental. O assoreamento causado pela obra no leito do rio com a deposição de grande quantidade de terra que é levada pelas águas.

Segundo o Diretor do SAAE de Tombos e Secretário de Meio Ambiente, Geneci Izidoro, desde que a obra começou tem tido a necessidade de aumentar consideravelmente os produtos químicos para tratamento da água. Além de aumentar os gastos e o custo para seu tratamento. Ou seja, a água está sendo bastante poluída. O aumento dos sedimentos e matéria orgânica na água colocam em risco toda a população Tombense.

Esse é apenas um dos pequenos detalhes do grande prejuízo ambiental que essa obra vem trazendo para a nossa região. Que ao seu final irá deixar um rastro de destruição irrecuperável. As medidas compensatórias ambientais não tem a transparência de suas aplicações e necessidades, que poderiam ter sido discutidas em Audiências Públicas. Portanto são discutíveis seu alcance e a eficácia dessas compensações.

Fonte e foto: O Combatente

WhatsApp Receba nossas notícias direto no seu WhatsApp! Envie uma mensagem para o número (32) 99125-5754 ou pelo link https://wa.me/5532991255754
Seguir o Guia Muriaé no Google News
📲 Acompanhe o GUIA MURIAÉ - Facebook / Instagram / Telegram / Threads / TikTok / Twitter / YouTube / WhatsApp

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Guia Muriaé no WhatsApp
Botão Voltar ao topo