Obras de mineroduto está assoreando o Ribeirão São João e poluindo a água que a população Tombos consome



Ribeirão São João esta sendo assoreado

O Ribeirão São João, um dos afluentes do Rio Carangola, que abastece a população da cidade de Tombos com sua água está sofrendo várias agressões com as obras do mineroduto Minas-Rio.

Nesse trecho, na entrada da Fazenda da Cascata, na Rodovia LMG 900, a travessia do mineroduto sobre o leito desse ribeirão expõe um grave problema ambiental. O assoreamento causado pela obra no leito do rio com a deposição de grande quantidade de terra que é levada pelas águas.

Segundo o Diretor do SAAE de Tombos e Secretário de Meio Ambiente, Geneci Izidoro, desde que a obra começou tem tido a necessidade de aumentar consideravelmente os produtos químicos para tratamento da água. Além de aumentar os gastos e o custo para seu tratamento. Ou seja, a água está sendo bastante poluída. O aumento dos sedimentos e matéria orgânica na água colocam em risco toda a população Tombense.

Esse é apenas um dos pequenos detalhes do grande prejuízo ambiental que essa obra vem trazendo para a nossa região. Que ao seu final irá deixar um rastro de destruição irrecuperável. As medidas compensatórias ambientais não tem a transparência de suas aplicações e necessidades, que poderiam ter sido discutidas em Audiências Públicas. Portanto são discutíveis seu alcance e a eficácia dessas compensações.

Fonte e foto: O Combatente

Últimas notícias em vídeo



Envie um comentário

 

Política de moderação de comentários

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o administrador do site pelo conteúdo do mesmo, inclusive quanto a comentários; portanto, o autor deste site reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal/familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.