Parceria amplia oportunidade de trabalho para presos de Juiz de Fora

Guia Muriaé no WhatsApp

O número de presos empregados na limpeza urbana de Juiz de Fora será quadruplicado dos atuais 50 para 200 até o fim de 2015. De imediato, 80 detentos da Penitenciária José Edson Cavalieri serão beneficiados com a oportunidade de trabalho, assegurada pela parceria entre a Secretaria de Estado de Defesa Social (Seds) e a Prefeitura da cidade, por meio do Departamento Municipal de Limpeza Urbana (Demlurb).

O termo de cooperação técnica foi assinado nesta quarta-feira, 24.06, pelo titular da Subsecretaria de Administração Prisional (Suapi), Antônio de Padova Marchi Junior, pelo prefeito Bruno Siqueira e pelo diretor do Demlurb, Marlon Siqueira Rodrigues Martins.

Além do aumento das vagas de trabalho, que podem chegar a um total de 240 em 2016 e beneficiar também presas da Penitenciária Professor Ariosvaldo dos Campos Pires e detentos do Centro de Remanejamento do Sistema Prisional (Ceresp), o acordo assegura uma reforma da penitenciária, iniciada há cerca de duas semanas. A parceria com a Prefeitura de Juiz de Fora é a maior já firmada entre a Suapi e municípios.

Os detentos empregados no Demlurb, todos do regime semiaberto, têm jornada diária de oito horas, com remuneração de um salário mínimo e direito a remição de pena. O transporte e os equipamentos de segurança usados durante o trabalho são oferecidos pelo Departamento Municipal de Limpeza Urbana.

“Além do apoio do município no trabalho de ressocialização, essa parceria oferece ao sentenciado uma atividade laborativa, da qual ele poderá retirar seu sustento após o cumprimento da sentença”, destacou o subsecretário Antônio de Padova.

Para o prefeito de Juiz de Fora, o convênio com a Seds, além de ampliar o serviço de limpeza no município, principalmente na capina e roçada, demonstra que a o trabalho em conjunto entre o município e estado é essencial para recuperação dos sentenciados.

“A parceria é fundamental para que possamos dar à população de Juiz de Fora uma resposta em relação aos nossos acautelados e também na limpeza do nosso município, de uma forma muito mais eficiente barata”, disse Bruno Siqueira.

Reforma

Vinte presos trabalham na reforma da Penitenciária José Edson Cavalieri, que terá telhado trocado, a pintura renovada e receberá manutenção em toda parte elétrica e hidráulica. A previsão é que até o final da obra, que deve durar cerca de seis meses, o número de presos trabalhando no local chegue a 100.

Os presos receberão remição da pena, ou seja, a cada três dias trabalhados, um é descontado da pena a cumpri. Todo material necessário para a revitalização da unidade foi cedido pela Demlurb. O valor da obra é de aproximadamente R$ 240 mil.

Dos 400 detentos da Penitenciária José Edson Cavalieri, quase metade tem algum trabalho. Além da limpeza urbana, há presos engajados na manutenção das instalações da unidade, na produção de hortaliças e na fábrica de cuecas e meias de malha, que emprega 30 presos.

Fonte: Seds-MG

WhatsApp Receba nossas notícias direto no seu WhatsApp! Envie uma mensagem para o número (32) 99125-5754 ou pelo link https://wa.me/5532991255754
Seguir o Guia Muriaé no Google News
📲 Acompanhe o GUIA MURIAÉ - Facebook / Instagram / Telegram / Threads / TikTok / Twitter / YouTube / WhatsApp

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Guia Muriaé no WhatsApp
Botão Voltar ao topo