Prefeitos da Zona da Mata criam o Cisdeste, consórcio intermunicipal para Urgência e Emergência

Guia Muriaé no WhatsApp

Cisdeste

Para os municípios que compõem a macrorregião Sudeste de Minas Gerais, esta data promete marcar o início de uma revolução na saúde pública, mais especificamente, na rede de Urgência e Emergência do Estado. Com a aprovação de 15 prefeitos, foi assinado o protocolo de intenções para a criação do Consórcio Intermunicipal de Saú de da Região Sudeste, o Cisdeste. “Trata-se de um fato histórico para a região, resultado de um projeto que teve início em 2009 e que vai proporcionar uma série de benefícios para todos os envolvidos, melhorando a assistência, a gestão e o suporte aos prefeitos que hoje sofrem com a judicialização da saúde”, enfatizou o superintendente regional de Saúde, Cláudio Reis.

Promessas que, para os prefeitos, representam uma grande vitória para os municípios. “Como prefeito e médico, conheço de perto a realidade da saúde no país e, principalmente, em nossa região. Sei como nossa situação é extremamente difícil. Com as pessoas envolvidas nesse projeto, como o secretário Antônio Jorge e o deputado Marcus Pestana, tenho certeza de que vamos transformar a Zona da Mata, proporcionando mais qualidade de vida à nossa população”, comemorou o prefeito de Leopoldina, José Roberto. O representante de Rio Pomba e também médico, Fernando Macedo, concorda. “É uma felicidade participar desse marco para a evolução da saúde de nossas cidades. Para nós, gestores, o consórcio será a redenção do serviço de urgência e emergência”, comemorou.

E a palavra urgência não faz parte apenas do nome do consórcio ou do serviço que será prestado. Também está presente no empenho para viabilizar a iniciativa. Tanto que, segundo o superintendente regional da saúde, Cláudio Reis, todos os esforços estão sendo feitos para que, “até setembro desse ano, o consórcio já esteja com a parte móvel em funcionamento, com o aumento da frota do Samu e, até abril de 2014, sejam feitas as mudanças na parte física, reestruturando os hospitais e construindo novas unidades de saúde”.

O amplo e decisivo apoio da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES/MG) na consolidação do Cisdeste é outro fator de extrema confiança para a participação dos municípios. De Belo Horizonte, o secretário de Estado de Saúde de Minas Gerais, Antônio Jorge de Souza Marques, fez questão de deixar uma mensagem de incentivo aos presentes. “O consórcio de urgência e emergência vai gerar um impacto extremamente positivo para a Zona da Mata. E é por essa importância que o governador Anastasia nos assegurou que recursos não vão faltar para seu funcionamento”, garantiu o secretário.

Cisdeste define sua primeira diretoria

Além da assinatura do documento para a constituição do Cisdeste, o consórcio também realizou a eleição de sua primeira diretoria.

Presidente: José Roberto de Oliveira – Prefeito de Leopoldina
Vice-presidente: Fernando Antônio Dutra Macedo – Prefeito de Rio Pomba
Secretária: Maria Virginia do Nascimento Ferraz – Prefeita de Rio Novo

Conselho de Deliberação

Geraldo Magela Longo dos Santos – Prefeito de Bicas
Samuel Isac Fonseca – Prefeito de Andrelândia
Ilário Aparecido Lacerda – Prefeito de Oliveira Fortes
Maria de Fátima Guerra Cabral – Prefeita de Estrela Dalva
Carlos Alberto Lopes – Prefeito de Piau
Arzenclever Geraldino Silva – Prefeito de Lima Duarte

Fonte e foto: Assessoria de Comunicação do COSEMS-MG

WhatsApp Receba nossas notícias direto no seu WhatsApp! Envie uma mensagem para o número (32) 99125-5754 ou pelo link https://wa.me/5532991255754
Seguir o Guia Muriaé no Google News
📲 Acompanhe o GUIA MURIAÉ - Facebook / Instagram / Telegram / Threads / TikTok / Twitter / YouTube / WhatsApp

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Guia Muriaé no WhatsApp
Botão Voltar ao topo