Projeto leva mediação e conciliação de conflitos a idosos em Juiz de Fora

Guia Muriaé no WhatsApp

O chefe da Polícia Civil de Minas Gerais, João Octacílio Silva Neto, o deputado estadual Isauro Calais e o diretor do Santa Cruz Shopping, Luciano Sobrinho, inauguram, no dia 22 de fevereiro, às 10h, o Projeto Conversa na Melhor Idade do Núcleo de Atendimento ao Idoso da Polícia Civil em Juiz de Fora.

Por meio da mediação e da conciliação de conflitos envolvendo idosos, o novo projeto tem como meta minimizar o impacto da violência registrada principalmente no meio familiar.

Segundo a coordenadora do Projeto, Júlia Delfino Albuquerque, o trabalho será desenvolvido por um grupo de sete mediadores capacitados em uma sala equipada especificamente para as ações do grupo. As sessões de mediação serão utilizadas nas hipóteses de situações e conflitos narrados pelos idosos que ainda não se configuraram como crimes.

“Nesses casos, os envolvidos serão convidados para participarem de sessões de mediação cujo objetivo é ampliar a comunicação e construir um acordo que proteja o idoso. Muitas ocorrências registradas no Núcleo acontecem no âmbito familiar e podem ser resolvidas com o diálogo. Com a mediação, queremos resolver esses problemas de forma mais ágil e menos traumática; restabelecendo o equilíbrio familiar e social”, explica a coordenadora.

Para o deputado Isauro, a mediação é um instrumento importante para a desconstrução de conflitos. “Além de resolver os casos de forma pacífica, ajudará a desafogar a justiça, evitando a abertura de novas ações”.

O Núcleo de Atendimento ao Idoso foi inaugurado em 21 de julho de 2016 pela articulação do deputado Isauro Calais, que é presidente da Comissão Extraordinária do Idoso da Assembleia Legislativa de Minas Gerais. Desde então, a unidade já registrou cerca de 400 atendimentos.

Segundo Isauro, a instalação desse Núcleo era uma demanda antiga de Juiz de Fora. “Precisávamos de um local específico para o atendimento das ocorrências; agilizando as apurações e inibindo novos crimes. Com este novo projeto, a unidade se torna uma referência”, afirma o deputado, que solicita agora do Estado, a destinação de um veículo para atender as atividades do Núcleo.

O Núcleo de Atendimento ao Idoso da Polícia Civil funciona de segunda a sexta-feira, de 09 às 16horas, no 3º piso do Santa Cruz Shopping.

Fonte: Dep. Isauro Calais

WhatsApp Receba nossas notícias direto no seu WhatsApp! Envie uma mensagem para o número (32) 99125-5754 ou pelo link https://wa.me/5532991255754
Seguir o Guia Muriaé no Google News
📲 Acompanhe o GUIA MURIAÉ - Facebook / Instagram / Telegram / Threads / TikTok / Twitter / YouTube / WhatsApp

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Guia Muriaé no WhatsApp
Botão Voltar ao topo