Rio Pomba recebe 100 mil alevinos em Cataguases

Guia Muriaé no WhatsApp

Uma ação conjunta que envolveu o Rotary Clube de Cataguases, asempresas Energisa e Brookfield Energia, a Polícia Militar e a de Meio Ambiente, o Tiro de Guerra e a Prefeitura de Cataguases levou na manhã de quinta-feira, 12 de setembro, 100 mil alevinos da espécie curimatá ao rio Pomba.

A iniciativa é daquele clube de serviço, patrocinada por aquelas empresas e tem por objetivo repovoar o rio, recuperar e preservar sua ictiofauna, além de promover a volta das atividades de pesca no local, conforme explicou a presidente do Rotary, Liliane Riguete Ferreira.

O lugar escolhido para o peixamento, nome correto da ação, foi o final da rua Major Vieira, nas proximidades da rodoviária. Lá, cerca de vinte e quatro detentos do Presídio de Cataguases, fizeram o trabalho de capina e limpeza do entorno, com o apoio dos servidores da Prefeitura,conforme revelou o diretor daquela unidade prisional, Alan Neves, também presente no evento. Aos atiradores do TG coube o transportes dos alevinos até às margens do rio, onde foram depositados em áreas cercadas para se aclimatarem. Depois de um curto período eles foram retirados dos sacos plásticos onde se encontravam e soltos no meio rio, com a utilização de barcos do Corpo de Bombeiros da cidade de Ubá, que também ajudou na ação.

Dezenas de pessoas acompanharam o peixamento que, segundo o capitão Alexandre de Castro Leal, comandante do 5° Pelotão de Polícia Militar de Meio Ambiente, é uma iniciativa de grande importância para o meio ambiente, uma vez que a repovoação do rio também ajuda na purificação da água. Segundo o analista de meio ambiente da regional sudeste da Brookfield, Wagner Akihito, a empresa possui políticas ambientais e de sustentabilidade nas áreas social, ambiental e econômica. “Ação semelhante foi realizada pela Brookfield na cidade de Guarani, recentemente”, contou.

imageA presidente do Rotary, Liliane Riguete Ferreira, lembrou que aquele clube fará novo peixamento no rio Pomba no dia 24 de outubro, quando serão soltos mais 50 mil peixes. “Esta é a terceira vez que o Rotary participa desta iniciativa, que é muito positiva para a cidade como um todo, para as pessoas que praticam a pesca e principalmente para o meio ambiente e preservação do nosso rio”, afirmou. O peixamento do rio Pomba contou com a presença do Prefeito de Cataguases, Cesinha Samor, do Secretário Municipal de Agricultura e Meio Ambiente, José de Alencar Farage e do Comandante da 146ª Companhia Especial de Polícia Militar em Catagusaes, Major Antônio Carlos de Freitas. (Fotos: Cristina Quirino)

Fonte: Marcelo Lopes/Cristina Quirino

WhatsApp Receba nossas notícias direto no seu WhatsApp! Envie uma mensagem para o número (32) 99125-5754 ou pelo link https://wa.me/5532991255754
Seguir o Guia Muriaé no Google News
📲 Acompanhe o GUIA MURIAÉ - Facebook / Instagram / Telegram / Threads / TikTok / Twitter / YouTube / WhatsApp

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Guia Muriaé no WhatsApp
Botão Voltar ao topo