Ruralminas realiza obras de desassoreamento de rios e córregos em prevenção às enchentes



Desassoreamento de rios e córregos na Zona da Mata

Para amenizar as consequências das fortes chuvas de verão no Estado, em especial nas regiões Sul e Zona da Mata, o Governo de Minas por meio da Fundação Rural Mineira (Ruralminas), está implementando o Programa de Desassoreamento de Rios e Córregos. A previsão é de que, até o fim deste ano, 15 municípios sejam beneficiados pelos serviços que vem sendo implementados desde o semestre passado. Ao todo, com investimentos de R$ 6 milhões, deverão ser atendidas 248 cidades que enfrentaram enchentes nos três últimos períodos de chuva.

O desassoreamento é um processo de remoção de material de sedimentação e poluição acumulada no decorrer do tempo e que fica dentro do curso d’água, facilitando o escoamento das águas. Esse processo tem o objetivo de evitar enchentes na época de chuva, quando o volume de água dos rios aumenta consideravelmente.

O coordenador do Programa, Luiz Flávio de Oliveira Farnezi explica que as medidas são preventivas e pretendem amenizar os efeitos da ocorrência de novas enchentes, que poderão causar prejuízos às populações urbana e rural. Para a execução dos trabalhos são utilizados tratores de esteira, escavadeiras hidráulicas e caminhões basculantes.

Em caráter emergencial os municípios de Alagoa e Itamonte, no Sul de Minas, já foram atendidos no início deste ano. A medida evitou que novas enchentes ocorressem nessas cidades. Os municípios de Lamim, na Zona da Mata, e Porteirinha, no Norte de Minas, também já foram beneficiados. Atualmente as obras estão em andamento em Lajinha, no Leste do Estado, e em Simão Pereira e Ponte Nova, na Zona da Mata. Muriaé também esta na lista dos municípios beneficiados.

Fonte: Ruralminas

Últimas notícias em vídeo



Envie um comentário

 

Política de moderação de comentários

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o administrador do site pelo conteúdo do mesmo, inclusive quanto a comentários; portanto, o autor deste site reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal/familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.