São José de Ubá recebe o Circuito Cultural Fazendas Históricas

Guia Muriaé no WhatsApp

“Sucesso” é a palavra que melhor define o Circuito Cultural Fazendas Históricas Noroeste Fluminense, que já esteve nos municípios de Porciúncula, Miracema e Itaperuna. Agora chegou a vez de São José de Ubá, última cidade na rota do evento, que será realizado nos dias 27 e 28 de maio, no CEASA, das 17h às 23h.


A população de São José de Ubá está convidada a participar – gratuitamente – de um evento único, capaz de reunir história, cultura, música, entretenimento, arte e muito mais, em um só lugar. O visitante, assim que chega ao local, depara-se com uma enorme estrutura, dando a ideia de uma ‘casa-sede’, relembrando os casarões das antigas fazendas.

E, na ‘casa-sede’, exposições fotográficas sobre as 19 fazendas que fazem parte do projeto; mobiliários, objetos e utensílios antigos; oficinas de arte, para adultos e crianças, dentre elas, oficinas de confecção de marcadores de página, porta-chaves, cachepô para pequenas plantas, customização de cofrinhos, porta lápis de cor com palitos de picolé e arte em panos de prato. Ainda para as crianças, diversão garantida na Área Infantil SESC, com brincadeiras diversificadas, sob a supervisão de profissionais qualificados.

Música de qualidade é a marca registrada do Palco SESC, com Daniel Monnerat e Valber Meireles. Cada músico se apresenta num dia, sempre a partir das 21h30min. Outra atração do projeto é o vídeo documentário ‘Circuito Cultural Fazendas Históricas Noroeste Fluminense’, produzido pelo vídeomaker Samuel Blanc, com roteiro do escritor e jornalista Eusébio Dornellas. Também sob a edição de Eusébio Dornellas, o projeto está lançando um livro – mesmo título do vídeo – que será distribuído gratuitamente aos participantes das oficinas de arte.

Fazenda Recreio representando São José de Ubá

A Fazenda Recreio, situada às margens da RJ 186, é a única fazenda do município que faz parte do projeto. Dentre alguns detalhes dessa fazenda, a casa-sede possui as características comuns à arquitetura rural colonial brasileira: robustez, despojamento e simplicidade construtiva. Circundada por uma calçada de pedras, a edificação se encontra implantada em área plana e no centro do terreno, sobre porão alto e habitável, onde, esteve instalada a antiga senzala.

Do mobiliário da época, destacam-se, o conjunto da sala de visitas com trabalhos de marchetaria, cujo estilo esteve em voga nas primeiras décadas do século XX, um camiseiro do final do século XIX , uma bacia e um gomil de louça inglesa com flores em relevo.

O Circuito Cultural Fazendas Históricas Noroeste Fluminense é uma organização da B2B Empreendimentos, apoio da Prefeitura Municipal de São José de Ubá e SINCOMÉRCIO Itaperuna. Oferecimento FECOMÉRCIO/SESC.

Fonte: Eusébio Dornellas / Agência Comuniqque

WhatsApp Receba nossas notícias direto no seu WhatsApp! Envie uma mensagem para o número (32) 99125-5754 ou pelo link https://wa.me/5532991255754
Seguir o Guia Muriaé no Google News
📲 Acompanhe o GUIA MURIAÉ - Facebook / Instagram / Telegram / Threads / TikTok / Twitter / YouTube / WhatsApp

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Guia Muriaé no WhatsApp
Botão Voltar ao topo