Secretário de Estado de Cultura visita Ervália, Leopoldina e Cataguases

Guia Muriaé no WhatsApp

O Secretário de Estado de Cultura, Angelo Oswaldo, parte nesta sexta-feira (27) para a Zona da Mata mineira, onde participa eventos que representam a riqueza e diversidade cultural da região.

O roteiro começa com as apresentações de tendências e estilos do cancioneiro da Serra do Brigadeiro na Mostra do Violão Brasileiro, de Ervália. Na sexta-feira (28), em Leopoldina, fará uma visita à atual exposição da Casa de Leitura Lya Botelho intitulada “Por Mares Nunca Dantes Navegados – O Século das Grandes Navegações”. Segue então para Cataguases para dividir com o público local a reflexão sobre o patrimônio cultural, durante o encontro “Memória – Museu e Sociedade”, realizado pelo Museu Energisa.

Confira os detalhes da programação:

Mostra do Violão Brasileiro – Ervália

De 27 a 30 de outubro, a Praça Matriz de Ervália, recebe a primeira edição da Mostra do Violão Brasileiro. Está confirmada a presença de representantes dos diversos estilos que tenham como base o violão. Entre eles, o som urbano de Letícia Leal, a gafieira do grupo SantaPua, a bossa de Marcel Powell, o sertanejo de Pereira da Viola e o samba de Dona Jandira. Além de apresentações de expoentes da música popular, o festival será encerrado pela Orquestra Ouro Preto.

O evento tem o patrocínio da Energisa, apoio da Fundação Cultural Orneo Junqueira Botelho e incentivo da Secretaria de Estado de Cultura, por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura.

Casa de Leitura Lya Botelho – Leopoldina

A mostra “Por Mares Nunca Dantes Navegados – O Século das Grandes Navegações” permanece aberta para visitação, na Casa de Leitura Lya Botelho, até o dia 20 de dezembro. Contabilizando um bom público até o momento, com mais de sete mil visitantes em dois messes, faz parte de uma série sobre a história do Brasil. Já foram realizadas outras exposições sobre os índios (“Os filhos da terra”), sobre as lutas pela liberdade desde o descobrimento até o final do século XIX (“Liberdade, Liberdade”), e abarcando o folclore nacional (“Pedro, Antônio e João: acende a fogueira e solta o balão”).

Espaço pluricultural por excelência, a Casa de Leitura Lya Botelho possui, em caráter permanente, uma biblioteca infanto-juvenil, salas de leitura, um espaço para conferências e projeções de vídeos e outras atividades cineclubistas e educativas além de um Memorial dedicado à pessoa do Dr. Ormeo Junqueira Botelho.

Encontro Memória – Museu e Sociedade – Cataguases

O Museu Energisa realizará, nos dias 27 e 28 de outubro, o Encontro Memória – Museu e Sociedade. O evento debate e provoca reflexões quanto ao papel do museu na sociedade, a memória cultural e os caminhos da educação no futuro. Temas que pautarão os dois dias de conversas, palestras e painéis com apresentações de ações inovadoras no âmbito municipal e estadual.

Com o foco não só na preservação da memória, mas na integração entre comunidade acadêmica, sociedade, artistas e produtores culturais, o encontro no Centro Cultural Humberto Mauro reúne representantes das causas culturais e educacionais, como a cariocas Monique Silva, que coordena a área de Cultura do Observatório de Favelas do Rio de Janeiro, e Ângela Carneiro, que está à frente do projeto Universidade das Quebradas, da Universidade Federal do Rio de Janeiro – UFRJ.

Serviço

Mostra do Violão Brasileiro

Data: De 27 a 30 de outubro

Local: Praça Arthur Bernardes – Ervália – MG

Programação

Dia 27/10 – 20:30h, Violão na MPB – Hermes Viola; 22:00h, Violão Praieiro – Sapopemba;

Dia 28/10 – 20:30h, Violão do Sertão – Pereira da Viola; 22:00h, Violão na Gafieira – Senta Pula Gafieira e Carla Gomes;

Dia 29/10 – 20:00h, Viola Urbana – Letícia Leal; 21:00h, Violão na Bossa – Marcel Powell; 22:00h, Violão no Samba – Dona Jandira;

Dia 30/10 – 16:30h, Violão Concerto – Tabajara Belo; 18:00h, Cordas Brasileiras – Orquestra Ouro Preto / Catingas de Bem Querer;

Casa de Leitura Lya Botelho

Endereço: Rua José Peres, 4 – Centro – Leopoldina-MG

Contatos: (32) 3441-2090 | [email protected]

Horários: De segunda a sexta-feira, das 8h às 11h30 horas e das 13h às 17h, Sábados, das 8h às 11h30 horas.

Entrada gratuita.

Encontro Memória – Museu e Sociedade – Cataguases

Data: 27 e 28 de outubro.

Horário: 19h.

Local: Centro Cultural Humberto Mauro.

Endereço: Rua Coronel Vieira, 10 – Centro – Cataguases MG.

Programação

27/10

. Museu: Memória e Sociedade

Palestrante: Marco Andrade – Coordenador do Museu Energisa

. Cultura e Gestão Participativa: a experiência dos cineclubes

Palestrante: João Pontes – MG – Ex-coordenador-Geral do Plano Nacional de Cultura, no ministério da cultura e diretor de Cidadania e Diversidade Cultural no Governo do Rio Grande do Sul

. Cultura Periférica – Ações e Interações no Cotidiano Urbano

Palestrante: Monique Silva – RJ – Coordenadora executiva da área de Cultura do Observatório de Favelas do Rio de Janeiro e Fundadora da Empresa Volter Experiências Criativas

. Percurso da Leitura -Trajetória do Comitê Proler de Cataguases

Palestrante: Proler de Cataguases MG

28/10

. Patrimônio Cultural

Palestrante: Angelo Oswaldo – Secretário de Cultura do Estado de Minas Gerais

. Um modo de pensar educação, memória e museu como praça de acontecimentos.

Palestrante: Ângela Carneiro – RJ – Coordenadora da Universidade das Quebradas, da UFRJ

. Escola fora da caixa – escola criativa – apostando na diversidade dos saberes.

Palestrante: Luiz Leitão – MG – Historiador e diretor da Escola Estadual Marieta Soares Teixeira e um dos coordenadores do Polo Audiovisual da Zona da Mata.

. Cultura e Sociedade: Projeto Sintropia Cultural

Palestrante: Pedro Marcos de Oliveira – MG – Ex-diretor do Museu Energisa e ambientalista.

Fonte: Agência Minas

WhatsApp Receba nossas notícias direto no seu WhatsApp! Envie uma mensagem para o número (32) 99125-5754 ou pelo link https://wa.me/5532991255754
Seguir o Guia Muriaé no Google News
📲 Acompanhe o GUIA MURIAÉ - Facebook / Instagram / Telegram / Threads / TikTok / Twitter / YouTube / WhatsApp

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Guia Muriaé no WhatsApp
Botão Voltar ao topo