Seminário discute cultura da inovação e empreendedorismo em Viçosa



Para incentivar a cultura da inovação e empreendedorismo no meio acadêmico, o Governo de Minas, por meio da Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Sectes), promove no próximo dia 25 de setembro o 1º Seminário Mineiro de Inovação (SIMINOVE) na Universidade Federal de Viçosa (UFV). O evento tem ainda o apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (Fapemig) e do Sistema Mineiro de Inovação (Simi).

Projetado para alunos de graduação e pós-graduação, empresas incubadas, empresas juniores e colaboradores, o SIMINOVE é gratuito e as inscrições são limitadas. Clique aqui para ver a programação completa e fazer a inscrição.

Palestrantes de diversas áreas de conhecimento abordarão temas como inovação aberta, os caminhos para empreender uma pesquisa científica, a criação de empresas dentro da UFV (Spin offs) e as dificuldades enfrentadas na interação entre as universidades e empresas privadas. Dentre eles, destaca-se o professor Marcos Pinotti, coordenador do Laboratório de Bioengenharia da UFMG, que irá apresentar um panorama sobre transferência de tecnologia, abordando o caminho da pesquisa até o mercado.

O SIMINOVE conta também com a presença de Bernardo Carvalho, CEO da B2ML, empresa de tecnologia da informação criada a partir do estímulo da Universidade Federal de Itajubá ao empreendedorismo e inovação. Empreendedor de sucesso, Carvalho é cofundador das empresas Mútuos Inteligência e O Entregador, sendo essa última vendida ao Peixe Urbano Inc.

O evento faz parte de um conjunto de ações entre o Simi e a UFV para estimular a interação entre pesquisadores e empresas, e fomentar a cultura do empreendedorismo. Além do SIMINOVE, será realizado na universidade um workshop de capacitação, no dia 27, que tem como objetivo orientar os pesquisadores sobre assuntos como proteção de conhecimento sensível e propriedade intelectual, e um Encontro de Inovação, no dia 10 de outubro para discutir a cadeia produtiva do leite.

Fonte: Agência Minas

Últimas notícias em vídeo



Envie um comentário

 

Política de moderação de comentários

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o administrador do site pelo conteúdo do mesmo, inclusive quanto a comentários; portanto, o autor deste site reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal/familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.