SENAR capacita profissionais para vacinação de animais em Carangola

Guia Muriaé no WhatsApp

Vinte e dois profissionais participaram, em Carangola, do curso de Tratador de Animais, oferecido pelo SENAR Minas em parceria com o IMA por meio do Programa de Apoio à Saúde Agropecuária (Pasa). O intuito é formar vacinadores e fortalecer os trabalhos de prevenção e combate a doenças no rebanho, propostos pelas campanhas oficiais contra aftosa, raiva e, especialmente, a brucelose.

As duas turmas foram formadas por representantes de municípios sob abrangência do escritório seccional do IMA em Carangola, entre eles produtores, donos de lojas agropecuárias, integrantes de associações e funcionários de prefeitura. A proposta foi feita pelo IMA. “O trabalho dos participantes ajudará a aumentar o índice de vacinação na região. Essa parceria é importante porque o SENAR possui instrutores capacitados que compartilham as experiências com os alunos”, afirmou o chefe do escritório e fiscal agropecuário, Paulo Roberto Martins.

O treinamento durou três dias para cada turma e também contou com a parceria do Sindicato de Produtores Rurais de Carangola. Segundo o instrutor e médico veterinário Rafael Paiva Isidoro, foram abordados os problemas sanitários, a organização do sistema de defesa e as principais doenças envolvidas em campanhas de vacinação. “Mais do que formar vacinadores, o curso capacita os alunos para identificar doenças e dar apoio aos programas oficiais, ampliando a capacidade de vigilância”, explicou.

Na parte prática, os profissionais ainda aprenderam a aplicar a dose contra a brucelose e a marcação dos animais. “O treinamento específico de vacinação contra essa doença é pelo cuidado na aplicação já que a vacina tem bactérias vivas que podem contaminar o ser humano”, alertou Paulo Roberto Martins.

O fiscal orienta que a imunização de bezerras de três a oito meses contra a brucelose deve ser feita a cada semestre. A falta da vacinação acarreta punições ao produtor e o impede de obter a guia para transporte animal e restrições em eventos, por exemplo.

Fonte: SENAR MG

WhatsApp Receba nossas notícias direto no seu WhatsApp! Envie uma mensagem para o número (32) 99125-5754 ou pelo link https://wa.me/5532991255754
Seguir o Guia Muriaé no Google News
📲 Acompanhe o GUIA MURIAÉ - Facebook / Instagram / Telegram / Threads / TikTok / Twitter / YouTube / WhatsApp

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Guia Muriaé no WhatsApp
Botão Voltar ao topo