Tem início a Festa de Setembro de Natividade

Guia Muriaé no WhatsApp

Uma semana com várias atividades culturais, cívicas e religiosas em Natividade, no Noroeste Fluminense. É que durante o feriado prolongado, acontece na cidade a tradicional Festa de Setembro que reúne o Dia do Natividadense, Dia da Pátria e Dia da Padroeira do município. Oficialmente, os festejos acontecem de 06 a 10 de setembro. A programação inclui ainda o 1º Circuito Gastronômico Sabores de Natividade que começou ontem (05/09) e segue até o domingo (10/09).

Na segunda=feira (04/09) e terça-feira (05/09), a Secretaria Municipal de Educação realizou, na sede social do Clube Lítero Esportivo (CLEN), o Projeto “Nossa Cidade, Nossa História”, com trabalhos e apresentações dos alunos da rede municipal de ensino sobre a história e cultura do município, com suas lendas, pontos turísticos e fotos e textos com destaque para natividadenses distintos.

Nesta quarta-feira (06/09), Dia do Natividadense a programação começa cedo, a partir das 5h, com a Alvorada com a Coorporação Musical Graziel Ferreira da Silva. E a partir das 8h, acontece o Café com os Natividadenses, na Praça Ferreira Rabello. Os pequenos também têm espaço no evento, às 9h, acontecerá a Corrida de Velocípedes, na Ponte Alfredo Backer, e em seguida, serão realizadas Brincadeiras, na Praça Ferreira Rabello.

Durante a noite, a partir das 20h, acontecerá a 71ª Hora de Arte no Anfiteatro Alcenor Lengruber Boechat, no Colégio Municipal Alvorada. Os homenageados serão: o natividadense presente, Juarez de Assumpção Telles e o natividadense ausente, Ednei Ferreira dos Santos.

Na avenida Amaral Peixoto, a partir das 21h, acontecerão shows com Dom Américo e seus Comparsas, seguido de Banda Zem.

As atividades do Dia da Pátria (07/09), começarão com a Alvorada, a partir das 5h. Logo após, às 7h, na Praça Ferreira Rabello, acontecerá a Cerimônia de Hasteamento de Bandeiras, com presença da autoridades civis, militares, religiosas e representantes das escolas. A partir das 8h, na Avenida Amaral Peixoto, será realizado o Desfile Cívico.

A programação religiosa também inclui Novenário, a partir das 19h30, nos dias 06 e 07.

Os shows do feriado acontecerão a partir das 15h com o Grupo Nossa Raiz e às 17h, Banda Puro Malte. À noite, a programação continua com shows da cantora Bárbara Luquetti e de Luan Severo.

No Dia da Padroeira Nossa Senhora da Natividade (08/09), a programação inicia com Alvorada e às 10h acontecerá a Celebração Eucarística de Ação de Graças pelo 14º Aniversário de dedicação do Santuário Diocesano e Instituição de Ministério de Acólitos, realizada por sua Exmª Revmº D. Roberto Gomes Guimarães, DD. Bispo Emérito de Campos dos Goytacazes.

Durante à tarde, é a vez da descontração tomar conta do centro da cidade, com a Corrida de Garçons, em homenagem ao saudoso Luiz Rumão, e Gincana de Casais, organizadas pela Secretaria Municipal de Juventude, Esporte, Cultura e Lazer.

À noite, a programação religiosa continua com Procissão e Santa Missa, com Solene de Celebração Eucarística em Honra à Nossa Senhora de Natividade, com Coroação da Imagem de Nossa Senhora pelas crianças da catequese. O show católico com o cantor Eugênio Jorge encerrará as atividades da noite.

No sábado (09/09), a partir das 14h30, acontecerá a Tarde da Capoeira, com a Associação Sinhá Bahia de Capoeira, coordenada pelo Mestre Cabeça. E a partir das 15h, concentração do De Bar em Bar.

À noite, a partir das 21h, acontece show com a Banda Melhor de 3, logo após show com a Banda FM Size.

No domingo, último dia do evento, a partir das 7h, a Avenida Amaral Peixoto, vai receber atividades esportivas como a Corrida Rústica e a 64ª Prova Ciclística. Às 10h e às 19h30, acontecerá a Santa Missa.

Durante à tarde, a partir das 16h, show com a Banda Álibi. E encerrando os festejos, a partir das 21h é a vez do cantor Glauco Zulo se apresentar, seguido do show com a banda A Horse with no name.

“Nosso governo buscou fazer uma festa simples, mantendo a tradição, valorizando os músicos locais e também enfatizando a parte religiosa. Pensamos em trazer vários estilos musicais, inclusive um show católico de nível nacional. Desejamos uma ótima festa a todos, com muita alegria e paz. E vamos em frente”, afirmou o prefeito de Natividade, Severiano Antônio dos Santos Rezende.

O secretário de Turismo de Natividade, Júlio César Ramos Barbosa (Piscina), destacou que apesar do atual momento financeiro enfrentado pelo Estado e município, houve o esforço da administração para que fizesse um evento de qualidade.

“A Festa de Setembro é um evento de suma importância para o município, onde movimenta diversos setores do turismo local, como hotelaria e gastronomia. Natividade jamais poderia deixar de realizar esse evento”, concluiu o secretário de Turismo.

Fonte: PMN

WhatsApp Receba nossas notícias direto no seu WhatsApp! Envie uma mensagem para o número (32) 99125-5754 ou pelo link https://wa.me/5532991255754
Seguir o Guia Muriaé no Google News
📲 Acompanhe o GUIA MURIAÉ - Facebook / Instagram / Telegram / Threads / TikTok / Twitter / YouTube / WhatsApp

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Guia Muriaé no WhatsApp
Botão Voltar ao topo