Viçosa amplia público alvo da vacina contra a Febre Amarela

Guia Muriaé no WhatsApp

A Secretaria de Saúde da Prefeitura de Viçosa ampliou o público alvo da vacina contra a febre amarela na cidade. Idosos, gestantes e puérperas passam a fazer parte da lista de pessoas que devem tomar a vacina. A decisão foi tomada nesta quarta-feira (17) após a confirmação da morte de um paciente da cidade que estava internado em Belo Horizonte com disgnóstico suspeito da doença, a confirmação do diagnóstico de febre amarela em um paciente de Porto Firme, que está internado na capital, e ainda a ocorrência de epizootias na zona rural de Viçosa.

O reconhecimento da investigação por febre amarela no óbito de Viçosa foi publicado na edição de hoje do boletim epidemiológico da Secretaria de Estado de Saúde (SES-MG). Já a confirmação do diagnóstico de febre amarela do paciente de Porto Firme foi feita pela vigilância epidemiológica de Viçosa na tarde de hoje.

Segundo o secretário de Saúde, Marcus Schitini, a decisão pela ampliação do público-alvo foi tomada em conjunto com a Gerência Regional de Saúde de Ponte Nova e levou em consideração e nota informativa nº 94/2017, do Programa Nacional de Imunizações, que recomenda a vacinação de pessoas acima de 60 anos, gestantes e mulheres amamentando em regiões com recomendação temporária de vacinação. “Com a confirmação da morte do paciente com diagnóstico suspeito, a confirmação do diagnóstico do cidadão de Porto Firme e o surgimento de epizootias na região de origem do paciente de Viçosa, passamos a trabalhar com a provável circulação do vírus”, comentou o secretário.

Portanto, todas as pessoas que estão em Viçosa, com idade acima de 9 meses de idade, devem ser vacinadas. Gestantes, idosos e puérperas passarão pela triagem da equipe de enfermagem das unidades antes de tomar a vacina. Até meta da secretaria de Saúde é aumentar a cobertura de vacinação da população de 74% para 85% até o próximo sábado (20).

A secretaria de Saúde de Viçosa recebeu a confirmação da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais a respeito da liberação de 60 mil doses da vacina para a microrregião de Viçosa. Nesta quarta-feira há 5 mil doses da vacina prontamente disponíveis à população viçosense, distribuídas entre as 16 Unidades Básicas de Saúde dos bairros, além da Policlínica Central. “Não faltará vacina nas unidades. Os estoques serão constantemente repostos à medida em que a procura for aumentando”, ressaltou o secretário.

Na zona rural, a secretaria de Saúde realiza já há dois dias a busca ativa dos cidadãos que ainda não foram vacinados na região de provável circulação do vírus, que engloba as comunidades da Estiva, Córrego São João, Piúna, Pau-de-Cedro, Luiza, Borcão, Córrego Fundo, Violeira, Cascalho, Vila Chaves e Pedreira. Até a manhã desta quarta-feira, foram vacinadas na região 25 pessoas que ainda não tinham sido vacinadas. Agora, com a ampliação do público-alvo, a busca ativa será refeita e reforçada em toda a região, com a utilização de pelo menos 5 equipes de saúde volantes.

Fonte: PMV

WhatsApp Receba nossas notícias direto no seu WhatsApp! Envie uma mensagem para o número (32) 99125-5754 ou pelo link https://wa.me/5532991255754
Seguir o Guia Muriaé no Google News
📲 Acompanhe o GUIA MURIAÉ - Facebook / Instagram / Telegram / Threads / TikTok / Twitter / YouTube / WhatsApp

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Guia Muriaé no WhatsApp
Botão Voltar ao topo