Viçosa fecha o ciclo de debates sobre o ICMS Patrimônio Cultural

Guia Muriaé no WhatsApp

Mais de 120 pessoas participaram, em Viçosa, da etapa final da 5ª Rodada Regional do ICMS Cultural, promovida pelo Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico de Minas Gerais (Iepha-MG) em parceria com as prefeituras.

O encontro aconteceu na antiga estação ferroviária da cidade e reuniu, entre membros dos conselhos municipais, chefes de setores de patrimônio das prefeituras, secretários municipais e outros profissionais, agentes de mais de 70 cidades de Minas Gerais.

No encontro, foi discutido o futuro do ICMS Patrimônio Cultural e debatidas as políticas públicas existentes no Estado para a preservação dos bens culturais, sejam eles materiais ou imateriais.

Amparo do Serra foi o município com o maior número de representantes. Oito dos 16 integrantes do Conselho Municipal de Patrimônio Cultural da pequena cidade de 5 mil habitantes estiveram no evento em companhia da

“Achei oportuno envolver os conselheiros neste processo e mostrar a eles a importância do papel de cada representante na efetivação das políticas públicas de preservação da nossa história”, disse a secretária de Governo de Amparo da Serra, Monalisa de Paula Mucida Couto.

Cíntia Fontes Ferraz, chefe do Departamento de Cultura e Patrimônio Histórico de Viçosa, ficou satisfeita com o resultado do encontro. “Sediar a Rodada é uma oportunidade de proporcionarmos aos municípios uma aproximação maior entre todos que vieram em busca do mesmo objetivo”, afirmou.

Alcance

Anunciada pela Presidente do Iepha-MG, Michele Arroryo, em Januária, no Norte do estado, a 5ª Rodada Regional do ICMS Cultural passou, entre 10 de setembro e 5 de novembro, por 10 cidades mineiras: Guaranésia, no Sul; Formiga, Oeste; Nova Lima e Contagem, Região Metropolitana de Belo Horizonte; Diamantina, Alto Jequitinhonha; Pirapora, Norte; Governador Valadares, Vale do Rio Doce; Araxá, Triângulo Sul; e Viçosa, Caparaó.

Neste período, mais de 600 representantes de aproximadamente 400 municípios participaram dos encontros promovidos pelo Iepha-MG. Durante as Rodadas, o Instituto estabeleceu um processo de diálogo com os gestores públicos dos municípios participantes do programa ICMS Patrimônio Cultural.

O objetivo foi coletar sugestões e propostas para alterações nos critérios a serem encaminhados ao Conselho Estadual do Patrimônio, órgão regulador do programa. Foram, também, prestados esclarecimentos sobre os critérios para a transferência, prevista em lei estadual, de recursos do ICMS aos municípios, prevista em lei estadual.

Fonte: SEGOV

WhatsApp Receba nossas notícias direto no seu WhatsApp! Envie uma mensagem para o número (32) 99125-5754 ou pelo link https://wa.me/5532991255754
Seguir o Guia Muriaé no Google News
📲 Acompanhe o GUIA MURIAÉ - Facebook / Instagram / Telegram / Threads / TikTok / Twitter / YouTube / WhatsApp

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Guia Muriaé no WhatsApp
Botão Voltar ao topo