Viçosa recebe etapa regional do Fórum das Startups organizado pela ALMG

Guia Muriaé no WhatsApp

A Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) realiza, próxima quinta-feira (27), o terceiro encontro regional do Fórum Técnico Startups em Minas – A Construção de uma Nova Política Pública. O evento acontecerá em Viçosa, a terceira de quatro cidades a receber o evento.

As atividades serão no Auditório do Centro Tecnológico de Desenvolvimento Regional de Viçosa (Centev), que fica na Avenida Oraida Mendes de Castro, 6.000 – Novo Silvestre, a partir das 8 horas. Interessados em participar podem se inscrever pelo Portal da ALMG.

O objetivo do fórum é colher sugestões da sociedade para a criação de uma política estadual de estímulo ao desenvolvimento das startups. Essas empresas podem ser definidas como organizações no início de suas atividades, projetadas para explorar novos produtos ou serviços, sob condições de extrema incerteza mercadológica.

Programação

Logo na abertura, o público participará de um painel de contextualização, com:

– O presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (Fapemig), Evaldo Ferreira Vilela;

– A coordenadora da Incubadora de Empresas de Base Tecnológica do Centev-UFV, Natália Michele Ferreira;

– O diretor técnico da Patsos, Joaquín Hernán Patarroyo;

– O presidente da Casa do Empresário, Paulo Márcio de Freitas;

– O diretor-presidente da Associação de Empresas de Base Tecnológica de Viçosa e Região (ViçosaTec), Igor Guadalupe Coelho;

– O cofundador e presidente da Smart Inove, Diogo Fernandes;

Após o painel, os participantes se dividem em discussões em grupos de trabalho, que devem prosseguir até o fim da tarde. No momento da inscrição, que é individual, a pessoa escolhe o grupo de trabalho do qual pretende participar. São três: Startups, empreendedorismo e inovação: conceitos, cultura e atores; Startups, políticas e desburocratização; e Startups, investimentos e incentivos.

Além dessas atividades, também acontecerão durante o evento a discussão e a aprovação do documento de propostas e a eleição dos representantes regionais para a etapa final do fórum técnico, que será na ALMG entre 23 e 25 de novembro.

Viçosa é polo de conhecimento

O município destaca-se por ser sede de diversas instituições de ensino importantes, como a Universidade Federal de Viçosa (UFV), reconhecida pelo Ministério da Educação como a 7ª melhor do Brasil. Com o objetivo de incentivar o empreendedorismo e a promoção do desenvolvimento local, a UFV mantém o Centro Tecnológico de Desenvolvimento Regional de Viçosa (Centev), que abriga a Incubadora de Empresas de Base Tecnológica (IEBT), o Parque Tecnológico (tecnoPARQ) e a Central de Empresas Juniores (CEMP).

Representante da startup local Professor Nova Geração, Olavo Gallo Bevilaqua espera que o novo marco legal proposto pelo Projeto de Lei (PL) 3.578/16 contribua para facilitar a formalização desses empreendimentos. “Existe uma grande dificuldade das startups se estabelecerem como pessoas jurídicas, até pelo medo de precisar fechar a empresa caso não dê certo. Trabalhamos em ambiente de extrema incerteza, e ter de arcar com esses custos, além dos impostos a serem pagos e da dificuldade de acesso a investimentos estatais, é bastante pesado”, avalia. O PL 3.578/16 é de autoria dos deputados Antônio Carlos Arantes e Dalmo Ribeiro Silva, ambos do PSDB.

A startup, que existe desde o final de maio, está desenvolvendo uma plataforma online para ajudar os professores a tornar as aulas mais interessantes para os alunos por meio de metodologias ativas de ensino. “Professor e aluno não falam mais a mesma língua. O professor tem de parar de ser só aquele que passa informação. Queremos aproximar o professor dessa nova geração por meio de uma plataforma online que terá cursos gravados”, explica.

Fonte: ALMG

WhatsApp Receba nossas notícias direto no seu WhatsApp! Envie uma mensagem para o número (32) 99125-5754 ou pelo link https://wa.me/5532991255754
Seguir o Guia Muriaé no Google News
📲 Acompanhe o GUIA MURIAÉ - Facebook / Instagram / Telegram / Threads / TikTok / Twitter / YouTube / WhatsApp

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Guia Muriaé no WhatsApp
Botão Voltar ao topo