14 de novembro – Dia Mundial do Diabetes

Guia Muriaé no WhatsApp

Comemorado no dia 14 de novembro, o Dia Mundial e Nacional do Diabetes vem este ano com boas notícias para o brasileiro: em seis anos, o valor destinado à oferta de insulina no Sistema Único de Saúde (SUS) praticamente triplicou, passando de R$ 93,6 milhões em 2008 para R$ 263,3 milhões em 2014. Além disso, de acordo com a Pesquisa Nacional sobre Acesso, Utilização e Promoção do Uso Racional de Medicamentos no Brasil (PNAUM), 95% dos diabéticos com indicação médica de tratamento medicamentoso, incluindo a insulina e os hipoglicemiantes orais, tiveram acesso total aos medicamentos no país. Os medicamentos referidos para o tratamento de diabetes no Brasil estão disponíveis nas farmácias das unidades de saúde do SUS e pelo programa Farmácia Popular.

O Diabetes ocorre quando há um funcionamento inadequado da insulina no organismo, seja pela sua falta (diabetes tipo 1) ou pela diminuição da sua ação (diabetes tipo 2). Apesar do senso comum de que a insulina só seja usada em quadros de diabetes tipo 1, algumas vezes ela pode ser necessária também no diabetes tipo 2. Hoje, a maior parcela de comercialização de insulina no país corresponde ao mercado público e essa ação ajuda no orçamento de várias famílias, que comprometem em média 12% de suas rendas com medicações. Até 2030, a estimativa é de que o mercado nacional de insulina cresça 67%, enquanto o mercado global aponta 54% de crescimento.

O arquiteto Leonardo Brumeo, 31, convive com o diabetes desde os 6 anos de idade. Em 2012 tomou conhecimento da gratuidade dos medicamentos para diabetes e deu início ao tratamento pelo Sistema Único de Saúde (SUS). “Muita coisa mudou no meu tratamento. Hoje em dia eu faço a contagem de carboidratos, eles analisam meus exames de sangue a fundo e veem que tipo de remédio é melhor eu tomar, porque também tenho pressão alta. Eu passo por uma enfermeira, um nutricionista e um médico. O atendimento é bastante diferenciado do tratamento que eu recebia na rede particular”, conta.

Todas as pessoas com diabetes podem e devem manter um acompanhamento de saúde em sua Unidade de Saúde. Apesar do controle da glicemia não ser mais o principal alvo terapêutico, ele ainda é um dos pilares de um bom cuidado da pessoa com diabetes. Estudos recentes mostraram que o tratamento intensivo destinado a reduzir os níveis de glicose no sangue não reduz a mortalidade ou complicações macrovasculares do Diabetes tipo 2, como infarto e acidente vascular cerebral (AVC).

A cessação do tabagismo e a manutenção da pressão arterial abaixo de 140/90 mmHg, baseados nas evidências de redução de eventos cardiovasculares e mortalidade com essas medidas, são os principais objetivos terapêuticos atualmente. Por outro lado, o controle adequado da glicemia previne complicações microvasculares, como a retinopatia (causa de cegueira), nefropatia (causa de insuficiência renal) e a neuropatia (causa de Pé Diabético, que pode ocasionar úlceras e amputações) e por isso todo o esforço na ampliação e manutenção do acesso à insulina e aos hipoglicemiantes orais.

Aqui Tem Farmácia Popular

Para receber os medicamentos gratuitos para diabetes, o cidadão deve comparecer ao estabelecimento credenciado no Programa “Aqui Tem Farmácia Popular” portando CPF próprio, receita médica válida e documento com foto. A receita deverá ser prescrita por um profissional médico e vale tanto para médico particular quanto para médico do SUS.

Além do tratamento para diabetes, o programa também disponibiliza medicamentos gratuitos para hipertensão e asma, além de mais 13 tipos de medicamentos com preços até 90 % mais baratos utilizados no tratamento de dislipidemia, rinite, doença de Parkinson, osteoporose e glaucoma.

Acesse os medicamentos disponibilizados nas unidades da Rede Própria do Programa Farmácia Popular.

Fonte: Bia Magalhães / Blog da Saúde

WhatsApp Receba nossas notícias direto no seu WhatsApp! Envie uma mensagem para o número (32) 99125-5754 ou pelo link https://wa.me/5532991255754
Seguir o Guia Muriaé no Google News
📲 Acompanhe o GUIA MURIAÉ - Facebook / Instagram / Telegram / Threads / TikTok / Twitter / YouTube / WhatsApp

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Guia Muriaé no WhatsApp
Botão Voltar ao topo