Agentes de endemia trabalham para evitar proliferação do Aedes aegypti em Muriaé

Guia Muriaé no WhatsApp

A Prefeitura de Muriaé está com uma equipe de 43 agentes de combate a endemias atuando em sistema de rodízio por toda a cidade. Os bairros foram mapeados e divididos em cinco áreas para que as equipes realizem as visitas a cada dois meses, evitando assim a proliferação do mosquito Aedes aegypti.


Campanhas de conscientização também vêm sendo realizadas pelos agentes comunitários nas Unidades de Saúde e em domicílios. A iniciativa vem alcançando resultados significativos, já que o índice do LIRAa, realizado em outubro deste ano, ficou em 0,9, abaixo do número satisfatório para o Ministério da Saúde que é de 1%. Ou seja, houve uma redução de 65% no índice de infestação em relação ao mesmo período no ano passado, oferecendo um maior controle de focos e criadouros em Muriaé.

Do início do ano até o momento, mais de 165 mil visitas foram realizadas pelos agentes de combate a endemias e agentes comunitários de saúde. A cidade foi dividida em cinco áreas que são percorridas bimestralmente em sistema de rodízio, envolvendo aquela localidade e os bairros próximos. São elas a região do Dornelas, Centro, Barra e Porto. A quinta área tem um diferencial e foi criada para receber visitação a cada 15 dias. São os chamados Pontos Estratégicos que envolvem as borracharias, mecânicas de veículos e motocicletas, locais de reciclagem, hospitais, ferros-velhos, entre outros.

Alguns bairros apresentaram maior concentração de focos nos últimos anos. São eles o Recanto Verde, Gávea, Coronel Izalino, Primavera, Quinta das Flores, Vale do Castelo, São Francisco, Santo Antônio, Pontlhão (Encoberta), Centro, João XXIII, Boa Vista, Jardim das Palmeiras e Alto do Castelo. A diretora da Saúde Ambiental, Carla Morcerf, solicita aos moradores que fiquem atentos aos ralos dentro de casa. “Gostaria que todos colocassem um pouco de cloro nos seus ralos de banheiros, áreas e dependências residenciais em geral, pois 80% dos focos são encontrados dentro dos domicílios. Não se esqueçam de verificar também as tampas das caixas d´água”, alertou ela.

Prefeitura faz conscientização em escolas e praças e oferece Disk Denúncia

A Prefeitura de Muriaé também vem realizando outras ações que envolvem a conscientização dos moradores da cidade, trabalhando a educação ambiental nas escolas públicas, realizando exposições com estandes em praças e em eventos como o “Prefeitura no seu bairro”. “Estamos trabalhando juntos no combate ao mosquito Aedes aegypti. Qualquer suspeita de foco perto de sua casa, ligue para o Disk Denúncia no telefone 3729-1301, que os agentes agendarão a sua solicitação. Vamos todos tomar conta das nossas casas pois, agindo assim, estaremos construindo uma cidade mais saudável e livre de doenças”, explicou o prefeito Grego.

Disque Denúncia

Denúncias podem ser feitas pelo telefone (32) 3729-1301.

Fonte: PMM

WhatsApp Receba nossas notícias direto no seu WhatsApp! Envie uma mensagem para o número (32) 99125-5754 ou pelo link https://wa.me/5532991255754
Seguir o Guia Muriaé no Google News
📲 Acompanhe o GUIA MURIAÉ - Facebook / Instagram / Telegram / Threads / TikTok / Twitter / YouTube / WhatsApp

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Guia Muriaé no WhatsApp
Botão Voltar ao topo