Cirurgiões Plásticos realizam mutirão e tiram pacientes da fila do SUS

Guia Muriaé no WhatsApp

Ação de responsabilidade social torna-se tradição em Minas Gerais. Trata-se do Mutirão de Cirurgia Plástica, que acontece novamente em Belo Horizonte e interior do estado, em 1º de outubro, quarta-feira. Até o momento, além da capital, duas cidades confirmaram participação, Pouso Alegre e Juiz de Fora.

Com objetivo de realizar cirurgias gratuitas em pacientes carentes que aguardam na fila do SUS, a ação segue o critério de maior tempo de espera, com prioridade par alguns casos mais graves, sendo que este ano o mutirão tem como foco os tumores e lesões de pele, malignos ou benignos. A iniciativa nacional da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP) tem apoio da regional mineira da entidade e faz parte da programação da Jornada Mineira de Cirurgia Plástica, evento que se estende até 04 de outubro.

Antes do início das cirurgias, os responsáveis pelo mutirão atendem a imprensa em uma entrevista coletiva, quando dão mais detalhes sobre a campanha. A entrevista acontece às 09h da manhã, na sala de reuniões da diretoria do Hospital das Clínicas, que fica no 1º andar/ala leste. Estarão presentes o presidente da SPCP-MG, Antônio Carlos Vieria, o coordenador regional do mutirão, Roberto Polizzi, e o representante do departamento de assistência social da SBCP nacional, Cláudio Salum.

Na capital, cinco hospitais do Sistema Único de Saúde (SUS) participam da iniciativa: Hospital da Baleia, Alberto Cavalcanti, Universitário São José, Hospital das Clínicas da UFMG e Santa Casa. No interior, as cirurgias ocorrem no Hospital das Clínicas Samuel Libânio, em Pouso Alegre, e Hospital Universitário de Juiz de Fora.

Em cinco anos, o mutirão tirou mais de 2 mil pacientes da fila de espera do SUS em todo o Brasil. Cirurgias de redução de mama, reconstrução de mama, orelha de abano, pálpebra, entre outras foram realizadas. Este ano, o mutirão já aconteceu em Cuiabá, Rio de Janeiro e Recife e cerca de 350 pessoas foram operadas.

Mutirão de cirurgia plástica

Belo Horizonte

Locais: Hospitais da Baleia, Alberto Cavalcanti, Universitário São José, Hospital das Clínicas e Santa Casa.
Fonte: Antônio Carlos Vieira – presidente da Regional Minas Gerais da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica e coordenado do Mutirão
Telefone: (31) 3463-4381

Pouso Alegre

Local: Hospital Universitário Samuel Libânio
Fonte: Daniela Francescato Veiga – Coordenadora do setor de cirurgia mamária do Hospital Universitário Samuel Libânio
Telefone: (35) 3423-2502

Juiz de Fora

Local: Hospital Universitário da Universidade Federal de Juiz de Fora
Fonte: Marília Dornellas
Telefone: (32) 3239-8282

Fonte: SBCP-MG

WhatsApp Receba nossas notícias direto no seu WhatsApp! Envie uma mensagem para o número (32) 99125-5754 ou pelo link https://wa.me/5532991255754
Seguir o Guia Muriaé no Google News
📲 Acompanhe o GUIA MURIAÉ - Facebook / Instagram / Telegram / Threads / TikTok / Twitter / YouTube / WhatsApp

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Guia Muriaé no WhatsApp
Botão Voltar ao topo