Conferência debate propostas para fortalecimento da saúde pública em Muriaé

Guia Muriaé no WhatsApp

Gestores, profissionais e utilizadores do SUS reuniram-se na última terça-feira (30), no Teatro Zaccaria Marques, para participarem da Conferência Municipal de Saúde ‘Doutor Waltecy Antônio Garcia’, cujo tema foi “Saúde Pública de Qualidade Para Cuidar Bem das Pessoas”. O evento foi realizado pela Prefeitura de Muriaé, através da Secretaria de Saúde, em parceria com o Conselho Municipal de Saúde.

Na abertura, o prefeito Aloysio Aquino prestou homenagem ao patrono da conferência, entregando a seu filho, o empresário Vander Garcia, uma placa em reconhecimento aos serviços prestados pelo médico muriaeense, que faleceu em 2014 aos 78 anos de idade. Em seguida, alunos e professores da Escola Municipal Maria Hastenreiter Dornelas também foram homenageados pelo trabalho desenvolvido a respeito dos perigos da dengue.

“A saúde pública é uma das maiores preocupações das admnistrações municipais. Como os recursos financeiros são escassos, é necessário empreender esforços para garantir o acesso da população aos serviços”, ressalta o prefeito. “Em Muriaé, temos tido avanços significativos. Aumentamos o número de exames laboratorais gratuitos, conseguimos novas ambulâncias, construímos e reformamos unidades de saúde. Ainda há muito para ser feito, mas já conseguimos importantes conquistas”, completa.

Já o presidente do Conselho Municipal de Saúde, Roberto Sabbadini, lembrou do passado para traçar a evolução da saúde pública no Brasil. “Há alguns anos atrás, eu morava em uma cidade pequena, e os serviços prestados pelo antigo Inamps eram ineficientes. Só tínhamos acesso a médico uma vez por mês e por apenas algumas horas. Hoje, com o SUS, a situação ainda está longe do ideal, mas já é muito melhor”, afirma.

A programação da conferência incluiu a palestra de Maria Rizoneide Negreiros de Araújo, graduada em Enfermagem, especialista em Saúde Pública, mestre em Epidemiologia e doutora também em Enfermagem. A palestrante já atuou como coordenadora estadual do Programa de Saúde da Família e, atualmente, é supervisora dos Profissionais de Valorização da Atenção Básica, além de integrante da comissão coordenadora do curso de especialização em Atenção Básica e Saúde da Família da Universidade Federal de Minas Gerais.

À tarde, houve a seleção das propostas levantadas durante as discussões e a escolha dos delegados que representarão o município durante a etapa estadual da conferência. Para o secretário municipal de Saúde, Franklin Leandro Neto, o evento foi importante para o fortalecimento do SUS em Muriaé, servindo como referência para a implantação de novos serviços em favor da população.

Fonte: PMM

WhatsApp Receba nossas notícias direto no seu WhatsApp! Envie uma mensagem para o número (32) 99125-5754 ou pelo link https://wa.me/5532991255754
Seguir o Guia Muriaé no Google News
📲 Acompanhe o GUIA MURIAÉ - Facebook / Instagram / Telegram / Threads / TikTok / Twitter / YouTube / WhatsApp

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Guia Muriaé no WhatsApp
Botão Voltar ao topo