Doenças Respiratórias Crônicas

Guia Muriaé no WhatsApp

Doenças respiratórias crônicas (DRC) estão presentes tanto nas vias aéreas superiores como nas inferiores. A asma, a rinite alérgica e a doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC) são as mais comuns. Este conjunto de doenças representa um dos maiores problemas mundiais de saúde.


As DRC estão aumentando em prevalência particularmente entre as crianças e os idosos. Elas afetam a qualidade de vida e podem provocar incapacidade nos indivíduos, causando impacto econômico e social.

A rinite pode ser considerada a doença de maior prevalência entre as doenças respiratórias crônicas e problema global de saúde pública, acometendo cerca de 20 a 25% da população em geral. Embora com sintomas de menor gravidade, está entre as dez razões mais frequentes de atendimento em Atenção Primária em Saúde. Ela afeta a qualidade de vida das pessoas, interferindo no período produtivo, podendo causar prejuízos por faltas no trabalho e na escola. Por ser uma doença sub diagnosticada pelos profissionais de saúde, e pelo fato de que nem todos os portadores de rinite procurem atendimento, há falta de controle dos sintomas.

A engenheira florestal Rayane Mariz sofre bastante com rinite “Tenho alergia principalmente a poeira e pelo de gato”. Aos 23 anos, ela convive com a alergia desde a infância. “Tenho rinite desde pequena. Mais nova sofria bastante, principalmente com as consequências como a sinusite”, relata.

A rinite nunca foi um limitante para o trabalho de Rayane, mas causa alguns transtornos. “A rinite não chega a prejudicar meu dia a dia, mas sei que às vezes eu falto mais ao trabalho, por exemplo, pois estou sempre doente. Além dos remédios paliativos, hoje faço um tratamento indicado pelo otorrino para melhorar minha imunidade e a resistência”, conta.

Existem várias formas de prevenir as doenças respiratórias crônicas. Tabagismo, poluição ambiental, alérgenos, agentes ocupacionais e algumas doenças como esquistossomose e doença falciforme podem ser citados como fatores de risco preveníveis para DRC. Além disso, pneumonia, bronquiolite e tuberculose, por causarem cicatrizes nas vias aéreas, também podem ser consideradas fatores de risco com impacto significativo sobre essas doenças.

Em caso de algum desses sintomas, procure uma Unidade Básica de Saúde.

Fonte: Blog da Saúde

WhatsApp Receba nossas notícias direto no seu WhatsApp! Envie uma mensagem para o número (32) 99125-5754 ou pelo link https://wa.me/5532991255754
Seguir o Guia Muriaé no Google News
📲 Acompanhe o GUIA MURIAÉ - Facebook / Instagram / Telegram / Threads / TikTok / Twitter / YouTube / WhatsApp

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Guia Muriaé no WhatsApp
Botão Voltar ao topo