Jovem perde 56 kg adotando hábitos saudáveis



Estamos acostumados a escutar que adotar hábitos saudáveis pode nos ajudar a prevenir uma série de doenças, como diabetes e hipertensão, e evitar AVC e infarto. A má alimentação, sedentarismo, consumo de cigarro e obesidade são alguns dos fatores que podem aumentar o risco de desenvolver esses problemas.

Começar a mudar alguns hábitos para alcançar uma rotina mais saudável pode ser difícil para alguns. Falta de motivação, não saber por onde começar e má administração do tempo são alguns dos motivos que podem acabar deixando essa mudança para depois. Mas uma atitude simples como amarrar o próprio cadarço pode ser o pontapé inicial para uma transformação.

Ronaldo Bealta, representante comercial que mora em Londrina (PR), tem 29 anos, e pesa 83 kg. Além de não ser tabagista e comer salada todos os dias durante as refeições, combinada com outros alimentos ricos em nutrientes e pobres em gorduras, açucares e sódio, ele pratica exercícios físicos de três a quatro vezes por semana. Essa é uma rotina considerada saudável, porém nem sempre foi assim. Em 2009 a rotina do paranaense era muito diferente. Com 130 kg, não comia nenhum tipo de salada, as refeições eram baseadas nas famosas junk foods, e não tinha o hábito de praticar exercícios físicos.

Mas o que fez Ronaldo abandonar os maus hábitos e correr atrás de mais qualidade de vida? É melhor o próprio Ronaldo te contar…

No começo da mudança de hábitos, o paranaense não fez nenhuma dieta restritiva, e também não tinha a ajuda de um nutricionista. “Eu sei que o ideal é procurar um nutricionista, só que eu sempre tive o hábito de ler, e procurei me inteirar sobre o assunto”, conta. As trocas feitas durante o processo de emagrecimento seguem as recomendações do Guia Alimentar para a População Brasileira, do Ministério da Saúde, que sugere a ingestão de alimentos in natura ou minimamente processados na maioria das refeições. Conheça o guia clicando aqui.

Depois de decidir emagrecer e fazer substituições alimentares, começou a praticar exercícios. “Na época, não sei por que, eu pensei em correr. Depois disso eu tomei gosto pela corrida, e corro até hoje. Eu me sinto bem praticando este tipo de exercício físico”, explica. Com o tempo, outros exercícios foram sendo inseridos na rotina para melhorar condicionamento físico, além do futebol, que Ronaldo sempre gostou de jogar. Ao longo de todo esse processo, chegou a emagrecer 56 kg em oito meses.

Histórias como a do Ronaldo motivam outras pessoas que querem mudar de hábitos e ter mais saúde. Se você também quer ter um peso mais saudável mas não sabe por onde começar, a partir de agora, o Ministério da Saúde pode ser um grande aliado. A Plataforma Saúde Brasil tem esse objetivo: ajudar quem quer emagrecer com saúde, melhorar a alimentação, parar de fumar, e começar a praticar exercícios.

Os conteúdos disponíveis são baseados em estudos, e contam com a participação de especialistas no assunto. Além disso, o site também oferece serviços para a população, como receitas saudáveis, calculadora de IMC, entre outras funções . Ronaldo acredita que uma plataforma como essa pode ajudar muito a população. “É uma ótima oportunidade de ter pelo menos uma linha por onde seguir, além de ter informações confiáveis. Tem muita coisa que você vê na internet que nem sempre é verdade, e uma plataforma com esse respaldo por trás é muito bom”.

Para ter qualidade de vida não é necessário fazer grandes sacrifícios, como a maioria das pessoas pensa. Um dia de cada vez, com uma mudança de cada vez, é possível chegar ao objetivo desejado. “Hoje eu consigo viver com equilíbrio, sem loucura, sem nada”, destaca Ronaldo.

E se você ficou motivado com essa história e acha que está na hora de colocar em prática os planos de vida saudável, o paranaense ainda deixa uma mensagem: “Ninguém vai dar o primeiro passo por você. A partir do momento que você buscar uma mudança de vida, vai ver que é uma vida nova que aparece na sua frente, até em uma coisa básica como comprar a roupa que tem na loja e não a que você quer, pois é difícil encontrar o tamanho. Eu garanto que vai mudar para melhor a vida depois que você tomar a decisão de dar o primeiro passo”.

Aline Czezacki, para o Blog da Saúde

Últimas notícias em vídeo



Envie um comentário

 

Política de moderação de comentários

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o administrador do site pelo conteúdo do mesmo, inclusive quanto a comentários; portanto, o autor deste site reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal/familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.