Muriaé recebe o Fórum de Humanização da Saúde 2012



Atenção: O forum foi adiado.

A cidade de Muriaé recebe na próxima terça-feira (21) a terceira edição Fórum de Humanização da Saúde 2012, que já passou neste ano pelas cidades paulistas de Mogi Guaçu e Marília. O evento será realizado na Faculdade de Minas (FAMINAS), das 13h às 17h15. Este ano, os encontros estão tendo como tema “Interdependência entre educação, saúde e comunicação”.

De acordo com Valdir Cimino, presidente-fundador da Viva, a humanização dos ambientes hospitalares difunde uma nova postura e atitude dos profissionais de saúde e da sociedade atendida. “Estes fatores resultam na diminuição do tempo de internação, aumento da produtividade das instituições de saúde, melhoria dos processos de relacionamento dos profissionais de saúde com os pacientes e na observância dos direitos dos pacientes e seus familiares”, afirma.

Os Fóruns de Humanização em Saúde têm por objetivo promover o bem-estar de pacientes e o desenvolvimento humano do cuidador em ambientes hospitalares. Os encontros reúnem agentes de transformação para a discussão, aprimoramento e disseminação da humanização hospitalar. Este movimento iniciou-se em 2001, nas atividades de promoção do Ano Internacional do Voluntário na Saúde.

Criados pelo Viva para promover a Política Pública de Humanização da Saúde, os fóruns ganharam o apoio do Ministério da Saúde e Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD). Realizado em 10 cidades brasileiras onde o Viva atua, esses encontros levantam temas relevantes para área de Saúde e que formarão o conteúdo do próximo Congresso de Humanização, previsto para 2013.

Confira a programação das próximas edições do Fórum:

  • 04 de setembro – Iatjubá (MG)
  • Setembro – Brasília (DF) – A confirmar
  • 28 de setembro a 02 de outubro – Rio de Janeiro (RJ)
  • Outubro/novembro – Recife (PE) – A confirmar
  • 09 de outubro – Salvador (BA)
  • 01 de dezembro – São Paulo (SP)

Programação do evento em Muriaé

13h00 – Credenciamento
13h20 – Abertura Composição da mesa e Hino Nacional
13h40 – Abertura Boas vindas – Prof. Mário Fernando Rodrigues Júnior – Coordenador de Extensão da FAMINAS
14h00 – Palavra do Diretor Administrativo da Fundação Cristiano Varella – Hospital do Câncer de Muriaé – Sérgio Dias Henriques
14h10 – Apresentação das Práticas de Humanização realizadas na Fundação Cristiano Varella – Hospital do Câncer de Muriaé pela Coordenadora do GTH – Rose Duarte de Souza
14h30 – Palestra “Interdependência entre Educação, Saúde e Comunicação” – com Valdir Cimino
15h30 – Intervalo
16h00 – Aplicação da Pesquisa HUMANIZARTE – Canto Cidadão e Valdir Cimino
17h15 – Encerramento

Valores

Público geral: R$40,00
Estudantes: R$20,00

Vagas limitdas.

Sobre a Associação Viva e Deixe Viver

Fundada em 1997, pelo paulistano Valdir Cimino, a Associação Viva e Deixe Viver é uma Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (OSCIP) que conta com o apoio de voluntários que se dedicam a contar histórias para crianças e adolescentes hospitalizados, visando transformar a internação hospitalar num momento mais alegre, agradável e terapêutico, além de contribuir para a humanização da saúde, causa da entidade. Hoje, além dos 1.104 contadores de histórias voluntários, que visitam regularmente mais de 80 hospitais em todo o Brasil.

Últimas notícias em vídeo



Envie um comentário

 

Política de moderação de comentários

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o administrador do site pelo conteúdo do mesmo, inclusive quanto a comentários; portanto, o autor deste site reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal/familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.