Pacientes com problemas de audição são beneficiados com campanha em Muriaé

Guia Muriaé no WhatsApp

“Estou mais alegre e mais comunicativa. Antes de usar o aparelho auditivo, eu não assistia TV e preferia me isolar, pois quando estava em grupo, não entendia o que as pessoas falavam. Minha convivência melhorou, principalmente dentro de casa. Hoje, sou uma pessoa mais sociável e dirijo tranquilamente. Estou maravilhada com os benefícios que o aparelho me proporciona”, conta a servidora

pública aposentada, Ambrosina Campos, de 71 anos. Ela é uma das 15 pessoas beneficiadas com a Campanha de Arrecadação de Aparelhos Auditivos Usados, realizada pela Prefeitura de Muriaé, com o objetivo de promover a inclusão social de pacientes com deficiência auditiva e proporcionar a eles melhor qualidade de vida.

Coordenada pelo Setor de Tratamento Fora do Domicílio (TFD) e pelo Programa Saúde Auditiva da Secretaria Municipal de Saúde, a campanha tem caráter permanente. Lançada em abril deste ano, a iniciativa já obteve resultados considerados satisfatórios pela equipe. Após a divulgação da campanha, foram arrecadados 15 aparelhos auditivos usados, os quais foram encaminhados para regulagem em Juiz de Fora e, em seguida, entregues a seus novos usuários. Esses equipamentos são emprestados a pacientes que estão aguardando na fila por aparelhos novos, cujo tempo de espera para receber o benefício (do Governo Federal e administrado pelo Governo de Minas Gerais) concedido é de aproximadamente três anos.

Segundo a coordenadora do TFD, Sandra Silveira, o setor recebeu diversos contatos de pessoas interessadas em conhecer o funcionamento do programa, quais serviços são prestados à população, municípios que são contemplados, os procedimentos para se conseguir um aparelho auditivo pelo SUS, além de solicitações de exames audiométricos. “Desse modo, a campanha evitou inúmeros processos judiciais, divulgou as ações de um serviço efetivo prestado à população de Muriaé e região e promoveu a inclusão social das pessoas com deficiência auditiva”, ressalta.

Proporcionar qualidade de vida é compromisso da administração

O prefeito Grego afirma que a Administração está trabalhando para proporcionar mais qualidade de vida aos muriaeenses. “Seja através de ações ou de campanhas, o nosso objetivo, e compromisso, é proporcionar a melhoria da qualidade de vida dos pacientes de nossa cidade, para, assim, construirmos um novo caminho para a saúde pública de Muriaé”, diz.

Para doar e receber os aparelhos auditivos

Para serem contemplados com os aparelhos auditivos da campanha, os interessados podem comparecer no Setor de TFD, de segunda a sexta-feira, das 7h às 11h, ou entrar em contato pelo telefone 3722-4276 – procurar a assistente social Mirna. O setor funciona na Secretaria Municipal de Saúde (antiga Amiu), localizada na Rua Vereador José Messias, nº 63, sala 21, bairro Santo Antônio. Já as pessoas que queiram doar aparelhos usados também podem entrar em contato com o TDF, no mesmo local e pelo mesmo telefone.

Fonte: PMM

WhatsApp Receba nossas notícias direto no seu WhatsApp! Envie uma mensagem para o número (32) 99125-5754 ou pelo link https://wa.me/5532991255754
Seguir o Guia Muriaé no Google News
📲 Acompanhe o GUIA MURIAÉ - Facebook / Instagram / Telegram / Threads / TikTok / Twitter / YouTube / WhatsApp

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Guia Muriaé no WhatsApp
Botão Voltar ao topo