Prefeitura de Muriaé participa do Outubro Rosa com exames e mutirões



A Prefeitura de Muriaé também aderiu à Campanha Outubro Rosa, que acontece em todo o país com o objetivo de conscientizar a população feminina sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama.

Em Muriaé, além da luta contra a doença, a campanha tem foco também no combate ao câncer de colo de útero. “São temas que vêm sendo tratados com ênfase junto à população em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) da cidade”, afirma o coordenador dos programas de atenção básica, Felipe Barbosa Souza.

De acordo com ele, mulheres com idade entre 45 e 69 anos – a faixa etária mais propícia ao câncer, segundo o Ministério da Saúde – podem retirar a requisição para a mamografia em todas as UBSs e, posteriormente, comparecer às instituições conveniadas para a realização gratuita do exame.

Já o exame citopatológico, que possibilita o diagnóstico do câncer de colo de útero, pode ser feito também gratuitamente, de segunda a sexta-feira, nos postos de saúde. Nos dias 5 e 19 de outubro, dois sábados, 21 UBSs abrirão suas portas para a realização dos mutirões de combate à doença. “A ação é destinada prioritariamente a mulheres com idade entre 25 e 64 anos, sendo necessário apenas fazer o agendamento prévio na unidade mais próxima”, informa Felipe.

No dia 5, as UBSs Aeroporto, Boa Família/Macuco, Cerâmica, Dornelas, Franco Suíço, Gaspar, Itamuri, Joanópolis e São Cristóvão realizarão os mutirões; duas semanas depois, no dia 19, será a vez dos postos dos Barra II, Cardoso de Melo, Inconfidência, Padre Tiago, Planalto, Primavera, Santana, Santa Terezinha, Santo Antônio, São Francisco, São Gotardo e São Pedro.

Vale lembrar que, também em 19 de outubro, a equipe profissional da Secretaria Municipal de Saúde estará na Praça João Pinheiro, com tendas para aferição de pressão arterial, glicemia capilar e distribuição de panfletos informativos relacionados ao combate ao câncer de mama e de colo de útero.

Fonte: Prefeitura de Muriaé

Últimas notícias em vídeo



Envie um comentário

 

Política de moderação de comentários

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o administrador do site pelo conteúdo do mesmo, inclusive quanto a comentários; portanto, o autor deste site reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal/familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.