PSF’s oferecem vacina de HPV gratuitamente para jovens em Muriaé

Guia Muriaé no WhatsApp

Com o objetivo de vacinar adolescentes do sexo masculino, entre 12 e 13 anos, contra doenças sexualmente transmissíveis, a Secretaria de Saúde da Prefeitura de Muriaé está com vacinas disponíveis contra o vírus HPV em todos os PSF’s, desde a última segunda-feira (27).

Mães ou responsáveis devem acompanhar os filhos até o posto de saúde para garantir aos jovens uma saúde de qualidade, protegendo-os contra a doença e outras complicações. É necessário levar cartão de vacinação. As doses são gratuitas.

O homem infectado pelo HPV nem sempre apresenta sintomas, mas pode transmitir o vírus para outras pessoas. A vacinação previne também contra o câncer nos órgãos genitais e outras lesões. Segundo a coordenadora do Centro de Vacinação, Priscila Seco, ao receberem a vacina, os meninos estarão colaborando com a redução da incidência de câncer no colo de útero de meninas.

O prefeito Grego fez uma ressalva sobre a necessidade de mães ou responsáveis estarem atentas para a vacinação das crianças. “Precisamos nos prevenir para garantir a saúde e bem estar de nossos pequenos. É sempre melhor buscar a prevenção do que depois ter que tratar a criança com remédios. A vacina está nos postos. Vamos todos tirar um tempinho”, disse ele, atento a qualidade de saúde na cidade.

mudanças no calendário de vacinação 2017

A partir deste ano, adolescentes com idades entre 12 e 13 anos também passam a tomar a vacina contra a Meningite C. Crianças com até cinco anos devem ser vacinadas contra a Varicela e Hepatite A, sendo que antes eram oferecidas apenas para crianças com até dois anos de idade.

Gestantes passam a tomar as vacinas para Difteria, Tétano e Coqueluche (DTPA), a partir da 20ª semana de gestação. Logo, mulheres grávidas, com mais de cinco meses, devem procurar o posto de saúde mais próximo de sua residência, com o cartão de vacinação em mãos, e se imunizarem para estarem protegidas contra tais doenças.

Fonte: PMM

WhatsApp Receba nossas notícias direto no seu WhatsApp! Envie uma mensagem para o número (32) 99125-5754 ou pelo link https://wa.me/5532991255754
Seguir o Guia Muriaé no Google News
📲 Acompanhe o GUIA MURIAÉ - Facebook / Instagram / Telegram / Threads / TikTok / Twitter / YouTube / WhatsApp

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Guia Muriaé no WhatsApp
Botão Voltar ao topo