Quem teve relação sexual sem proteção deve esperar 30 dias para fazer o teste que identifica a AIDS

Guia Muriaé no WhatsApp

O lavrador Wallas Barros decidiu fazer o teste para identificar o vírus da AIDS depois do carnaval. “Hoje em dia para transmitir, qualquer coisinha já pega, não é só em relação ao sexo não, se você tem alguma ferida na boca. Tem amigos meus que falam: ‘ah eu não vou, tenho vergonha, tenho medo’. Mas sempre é bom fazer [o exame]. Pra mim eu faço para minha saúde. Mais vale saber antes do que depois que a doença começar a aparecer.”

Cantadas pesadas +18.

Mas o que o Wallas e muitos não sabem é que quem teve relação sexual sem proteção deve esperar 30 dias para fazer o teste que identifica o vírus da AIDS. É o que explica a coordenadora de laboratório do Departamento de DST/AIDS e Hepatites virais do Ministério da Saúde, Miriam Franchini “Por isso que não adianta se a gente tiver um contato arriscado em um dia, ir fazer o exame no dia seguinte. O exame invariavelmente vai dar negativo, mesmo se a gente tiver tido contato com o vírus. Trinta dias é o tempo que o corpo da gente leva, quando ele é infectado, para produzir anticorpos contra o HIV, que os testes que detectam a infecção vão identificar. O diagnostico do HIV não é feito com um único teste. Se deu reagente naquele primeiro teste é feito um segundo teste imediatamente para confirmar a infeção. Dois testes reagentes, a pessoa é considerada definitivamente positiva para HIV. Nesse caso, vai ter que repetir o exame no período de 30 dias e usar camisinha durante todo esse tempo.”

A coordenadora de laboratório do Departamento de DST/AIDS e Hepatites virais, Miriam Franchini, orienta o que deve ser feito quando o resultado do teste de AIDS der positivo. “Em caso de um resultado reagente, não entrar em pânico. Porque a AIDS não tem cura, mas ela tem tratamento e ela vai ser encaminhada pra fazer os exames complementares para poder acompanhar o tratamento dela corretamente. A recomendação para qualquer pessoa, independente do resultado do teste é fazer sexo com proteção. É usar a camisinha.”

O teste para identificar o vírus da AIDS é oferecido gratuitamente pelo SUS e está disponível nas Unidades Básicas de Saúde ou nos Centro de Testagem e Aconselhamento. Com o diagnóstico precoce é possível interromper a transmissão do vírus.

Fonte: Diane Lourenço / Agência Saúde

WhatsApp Receba nossas notícias direto no seu WhatsApp! Envie uma mensagem para o número (32) 99125-5754 ou pelo link https://wa.me/5532991255754
Seguir o Guia Muriaé no Google News
📲 Acompanhe o GUIA MURIAÉ - Facebook / Instagram / Telegram / Threads / TikTok / Twitter / YouTube / WhatsApp

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Guia Muriaé no WhatsApp
Botão Voltar ao topo