Rotary Club Muriaé Norte faz ação pelo fim da pólio

Guia Muriaé no WhatsApp

Com gritos de “fim da pólio”, alunos da Escola Municipal Dr. Antônio Canêdo saíram ás ruas de Muriaé na manhã desta segunda-feira (24), para marcar o Dia Mundial de Combate à Poliomielite.

A ação, promovida pelo Rotary Club Muriaé Norte, contou com a presença da Policia Militar e da imprensa de Muriaé, que acompanharam o trajeto que saiu da instituição educacional por volta de 8h30 e percorreu as ruas centrais, retornando à escola.

Também caminharam junto aos alunos e rotarianos, professoras da escola para orientar e conduzir os alunos e voluntários do Rotary Club Muriaé Norte.

Ações de combate

No Brasil, a população só tem motivos para comemorar: o último diagnóstico da doença foi feito em 1990. A Organização Mundial da Saúde (OMS) declarou a poliomielite erradicada do continente sul-americano desde 1994.

Infelizmente, o poliovírus ainda provoca a doença na população infantil do Afeganistão, do Paquistão e da Nigéria. E é por esse motivo que a vacinação é tão importante.

Em 2012, menos de 300 casos de poliomielite foram registrados no mundo inteiro. Na década de 1980, eram cerca de 350 mil infectados. O baixo número atual é resultado de um programa de vacinação que, desde 1988, imunizou com a vacina oral (sabin) antipoliomielite mais de 2,5 bilhões de pessoas no mundo inteiro. Fazem parte da Iniciativa Global de Erradicação da Pólio a OMS, o Rotary International, os Centros Americanos para o Controle e a Prevenção de Doenças, o Fundo das Nações Unidas para a Infância, a Fundação Bill & Melinda Gates e a Fundação das Nações Unidas.

Poliomielite

A poliomielite é uma doença grave provocada pelo poliovírus, que ataca, principalmente, a medula espinhal, prejudica os neurônios motores e provoca inflamação. Em alguns casos, a doença pode até matar.

Como não existe um tratamento específico. O organismo combate sozinho, mas a doença pode deixar sequelas sem solução. Uma delas é a paralisia.

A doença é infectocontagiosa grave e a única forma de prevenção é por meio da vacinação. Na maioria dos casos, a criança não vai a óbito quando infectada, mas adquire sérias lesões que afetam o sistema nervoso, provocando paralisia irreversível, principalmente nos membros inferiores. A doença é causada pelo poliovírus e a infecção se dá, principalmente, por via oral.

Fonte: Luciana Archete

WhatsApp Receba nossas notícias direto no seu WhatsApp! Envie uma mensagem para o número (32) 99125-5754 ou pelo link https://wa.me/5532991255754
Seguir o Guia Muriaé no Google News
📲 Acompanhe o GUIA MURIAÉ - Facebook / Instagram / Telegram / Threads / TikTok / Twitter / YouTube / WhatsApp

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Guia Muriaé no WhatsApp
Botão Voltar ao topo