Secretaria de Saúde orienta sobre cuidados com diarreias no período chuvoso



Cuidados com diarreias no período chuvoso

Com a chegada das chuvas, fenômeno comum nesta época do ano, a população fica exposta a várias doenças recorrentes do período. Alagamentos, enchentes e águas contaminadas são algumas das causas de transmissão de uma doença comum e perigosa, a diarreia aguda. A doença é considerada um problema de saúde pública e uma das principais causas de morbidade e mortalidade infantil e de idosos no mundo.

A diarreia, que pode ser transmitida via oral ou feco-oral, é caracterizada pelo aumento de evacuação com fezes aquosas ou de pouca consistência e perda excessiva de líquidos. A doença pode ser causada por bactérias, vírus e parasitas que se encontram presentes em alimentos, objetos e em águas contaminadas e o problema pode vir acompanhado de náuseas, vômito, febre e dor abdominal.

Segundo a referência técnica de doenças diarreicas da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES/MG), Eduardo Dolabella Cesar, alguns cuidados podem fazer a diferença na prevenção da doença. “Medidas como a melhoria da qualidade da água, destino adequado de lixo e dejetos, controle de vetores, higiene pessoal e alimentar são importantes na prevenção da diarreia aguda”, orientou.

Ainda segundo Dolabella, a conscientização também é fundamental na prevenção da doença. “Orientar à população, particularmente em áreas de elevada incidência de diarreia, sobre as medidas de higiene e de manipulação de água e alimentos em locais de uso coletivo, tais como escolas, creches, hospitais, penitenciárias é uma das medidas essenciais no combate à doença”, finalizou.

O tratamento da doença diarreica aguda consiste em hidratação por meio do sal de reidratação oral; combate à desnutrição com a ingestão de líquido, soro caseiro, sopas e sucos e fazer o uso adequado de medicamentos após avaliação médica.

Fonte: Agência Minas

Últimas notícias em vídeo



Envie um comentário

 

Política de moderação de comentários

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o administrador do site pelo conteúdo do mesmo, inclusive quanto a comentários; portanto, o autor deste site reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal/familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.