Unidades de Saúde de Muriaé começam a aplicar vacina contra catapora e caxumba

Guia Muriaé no WhatsApp

Com o final do inverno e o início da nova estação, toda a população da cidade precisa ficar atenta, pois podem surgir algumas enfermidades conhecidas como doenças da primavera: a catapora e a caxumba. Elas podem ser prevenidas com a aplicação da tríplice viral e da varicela.

A Prefeitura de Muriaé está com as doses da vacina disponível em todas as unidades de saúde e no Centro Municipal de Vacinação, de 7h30 às 16h30, para imunizar crianças com idades de 0 a 4 anos e 11 meses (contra a catapora) e até 49 anos (contra sarampo, caxumba e catapora). É necessário uma ou duas doses, depende da idade. Quem tiver dúvidas deverá procurar os postos.

A catapora e a caxumba são doenças contagiosas. Sua transmissão se dá por meio de via respiratória e por contatos diretos, podendo levar a surtos e epidemias. “Os principais sintomas da catapora são febre moderada, mal-estar, falta de apetite, erupções cutâneas sob forma de vesículas, além de coceira intensa. Já a caxumba é caracterizada pelo inchaço das glândulas parótidas (localizadas no pescoço, abaixo da mandíbula), seguida de febre baixa, dor no corpo, mal-estar e dor de ouvido”, explicou a coordenadora de Imunização da Secretaria Municipal de Saúde, Priscila Secco.

A Prefeitura de Muriaé realizou recentemente uma campanha de multivacinação solicitando aos muriaeenses que atualizassem os cartões de vacina. “Pedimos aos pais que verifiquem as cadernetas de vacinação de seus filhos para ver se foram aplicadas as doses da tríplice viral e varicela. Caso não haja o carimbo, deverá procurar as unidades de saúde com os cartões em mãos. Devemos nos precaver para evitar as doenças. Nossa Administração está investindo forte na saúde para que possamos construir um caminho mais saudável para todos nós”, frisou o prefeito Grego.

Fonte: PMM

WhatsApp Receba nossas notícias direto no seu WhatsApp! Envie uma mensagem para o número (32) 99125-5754 ou pelo link https://wa.me/5532991255754
Seguir o Guia Muriaé no Google News
📲 Acompanhe o GUIA MURIAÉ - Facebook / Instagram / Telegram / Threads / TikTok / Twitter / YouTube / WhatsApp

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Guia Muriaé no WhatsApp
Botão Voltar ao topo