UPA de Muriaé segue “abandonada” e cavalo é flagrado pastando no local

Guia Muriaé no WhatsApp

A Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Muriaé, localizada na Rua Ferreira Leite, no bairro da Barra, segue sem funcionamento. O local está “abandonado”, com vidros “pichados” e nossa reportagem flagrou, na manhã desta sexta-feira (28), um cavalo pastando pelo local. Segundo moradores da regiã o, o local ainda estaria servindo como ponto de uso de drogas.

O Secretário de Saúde, Roberto Monteiro de Castro, foi procurado pela nossa reportagem para comentar sobre a situação atual da UPA, mas não foi encontrado na Secretaria.

Histórico

Em janeiro de 2010, o Ministério da Saúde liberou R$ 2 milhões para a construção da UPA em Muriaé. O valor seria utilizado para obras e para compra de equipamentos. A obra foi entregue no fim do mandato do ex-prefeito José Braz.

Desde então, a nova Secretaria de Saúde Municipal vem buscando requalificar a UPA na cidade, que inicialmente foi classificada como Porte II, passando a classificação para Porte III, e conseguindo assim mais recursos, que, segundo a Secretaria, é o principal que falta para a UPA começar a funcionar. “A UPA terá uma despesa mensal de R$ 800.00,00. Deste total, o Governo Federal arcaria com 50%, o Estadual com 25% e a Prefeitura com outros 25%, porém o Governo Estadual não esta ‘disposto’ a ajudar com os recursos necessários para que a UPA comece a funcionar”, disse a Secretária Adjunta de Saúde, Grasielle Esposito, em entrevista ao Guia Muriaé, em julho de 2013.

Em agosto de 2013, representantes do Ministério da Saúde avaliaram e analisaram a estrutura do prédio, que recebeu parecer favorável dos profissionais para operação em nível 3. “Em um primeiro momento a parte física está de acordo com as normas e exigências do Ministério da Saúde”, disse Chistian Prata Lima, Analista e Técnico do Ministério da Saúde. Até então, seria preciso apenas alguns ajustes como a colocação de corrimãos, acessibilidade, protetores de ralos, entre outros itens. Na ocasião, a Secretária Adjunta de Saúde afirmou que a previsão para o início dos atendimentos são para os primeiros meses de 2014.

O prazo limite para a UPA entrar em funcionamento seria março de 2014, para firmamento do convênio.

Entenda a qualificação da UPA

* UPA Porte I: tem de 5 a 8 leitos de observação. População na área de abrangência de 50 mil a 100 mil habitantes;
* UPA Porte II: 9 a 12 leitos de observação. População na área de abrangência de 100 mil a 200 mil habitantes;
* UPA Porte III: 13 a 20 leitos de observação. População na área de abrangência de 200 mil a 300 mil habitantes.

Fonte/foto: Guia Muriaé

WhatsApp Receba nossas notícias direto no seu WhatsApp! Envie uma mensagem para o número (32) 99125-5754 ou pelo link https://wa.me/5532991255754
Seguir o Guia Muriaé no Google News
📲 Acompanhe o GUIA MURIAÉ - Facebook / Instagram / Telegram / Threads / TikTok / Twitter / YouTube / WhatsApp

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Guia Muriaé no WhatsApp
Botão Voltar ao topo