27 de maio – Dia Nacional da Mata Atlântica

Guia Muriaé no WhatsApp

Hoje, dia 27 de maio, é o Dia Nacional da Mata Atlântica, um dos biomas mais ameaçados do planeta. Encontrado originalmente do Piauí até o Rio Grande do Sul, restam cerca de 7% de sua cobertura original (fragmentos acima de 100 hectares bem conservados).

Além de ser uma das regiões mais ricas do mundo em biodiversidade, tem importância vital para aproximadamente 120 milhões de brasileiros que vivem em seu domínio, onde são gerados aproximadamente 70% do PIB brasileiro, prestando importantíssimos serviços ambientais.

Apesar da degradação, a Mata Atlântica ainda é muito rica tanto em paisagem como em biodiversidade. Suas restingas, manguezais e vários tipos de vegetação abrigam mais de 20 mil espécies de plantas, 270 espécies de mamíferos, 992 espécies de pássaros, 197 répteis, 372 anfíbios, e 350 peixes – muitos endêmicos e sob forte ameaça de extinção.

O bioma possui ainda sete das nove bacias hidrográficas do Brasil.

Fonte: Marina Silva

WhatsApp Receba nossas notícias direto no seu WhatsApp! Envie uma mensagem para o número (32) 99125-5754 ou pelo link https://wa.me/5532991255754
Seguir o Guia Muriaé no Google News
📲 Acompanhe o GUIA MURIAÉ - Facebook / Instagram / Telegram / Threads / TikTok / Twitter / YouTube / WhatsApp

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Guia Muriaé no WhatsApp
Botão Voltar ao topo