Dicas para deixar seu Natal iluminado com mais segurança



O Natal está chegando! Para você que gosta de deixar a casa bem iluminada, fique atento às dicas de segurança para evitar acidentes como o choque elétrico, queimadura e até mesmo incêndios.

– Prefira produtos, por exemplo pisca-pisca, com o selo INMETRO;
– Decoração externa, em quintais e jardins, requer proteção especial pela exposição à chuva;
– Evite o uso de extensões ou benjamins;
– Utilize somente fita isolante (fita adesiva plástica, fita crepe e semelhantes favorecem a passagem de corrente elétrica);
– Para decorações de grande porte, o ideal é contratar o serviço de um profissional;
– Se for substituir lâmpadas no pisca-pisca, primeiro retire-o da tomada.
– Não manuseie as luzes e enfeites com as mãos ou os pés molhados;
– Não deixe a instalação exposta à chuva ou alagamento;
– Apague sempre as luzes decorativas antes de ir deitar e sempre que sair de casa;
– Coloque a árvore de Natal em locais protegidos de correntes de ar para evitar tombamentos e possíveis choques elétricos;
– O número de lâmpadas instaladas deve ser compatível com a quantidade de tomadas em que serão ligadas e com a capacidade de carga para que não haja sobrecarga e risco de incêndio.
– Não deixe a fiação ao alcance de crianças.

Fonte: Energisa

Últimas notícias em vídeo



Envie um comentário

 

Política de moderação de comentários

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o administrador do site pelo conteúdo do mesmo, inclusive quanto a comentários; portanto, o autor deste site reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal/familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.