Primavera será marcada por pancadas de chuva no final da tarde e noite

Guia Muriaé no WhatsApp

Com uma mistura de cores e estilos, diversos tipos de flores já começam a cobrir as árvores e jardins da capital mineira, antecipando a primavera, estação que marca a transição entre os períodos seco e chuvoso na região Sudeste.


Com início oficial marcado para quarta-feira (23), às 5h20, a estação marca o retorno das tempestades causadas sobretudo por frentes frias, podendo vir acompanhadas de granizo, chuva intensa e rajadas de vento.

Durante a primavera, que termina à 1h48 de 22 de dezembro, as pancadas de chuva ocorrem com frequência no final de tarde e noite, devido ao aumento da umidade e calor.

Chuvas

Em relação às chuvas, os três meses que compõem a primavera apresentarão características distintas. De acordo com o meteorologista da Cemig, Arthur Chaves de Paiva Neto, em outubro a predominância será de pancadas de chuva intensas e rápidas.

“Na Zona da Mata, Oeste e Sul de Minas, a expectativa é de chuvas acima do normal. No Norte de Minas, as chuvas ficam abaixo da média e, nas demais regiões, as precipitações ficam normais”, explica Arthur.

Em novembro, a previsão é de chuvas abaixo da normalidade no Norte de Minas e região Central e, nas demais regiões, o tempo permanece estável.

Em dezembro, devido à Zona de Convergência do Atlântico Sul, as chuvas acontecem de maneira mais contínua, ficando, entretanto, dentro da normalidade em todas as regiões de Minas Gerais.

Temperatura

No decorrer da estação, a atmosfera sai de um estado quente e seco e se torna cada vez mais úmido. Neste ano, devido à atuação do El Niño, a primavera será quente na maior parte do estado.

No Sul de Minas e Zona da Mata, os valores ficam ligeiramente abaixo da média. No Leste, a temperatura esperada fica dentro da média.

Fonte: Agência Minas

WhatsApp Receba nossas notícias direto no seu WhatsApp! Envie uma mensagem para o número (32) 99125-5754 ou pelo link https://wa.me/5532991255754
Seguir o Guia Muriaé no Google News
📲 Acompanhe o GUIA MURIAÉ - Facebook / Instagram / Telegram / Threads / TikTok / Twitter / YouTube / WhatsApp

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Guia Muriaé no WhatsApp
Botão Voltar ao topo