Categoria - Carlos Cerqueira



Coluna do Carlos Cerqueira – Caminho de aromas – 2ª parte


A literaturas mais antigas da humanidade já citavam as plantas aromáticas. Na Índia, no livro dos Vedas há descrições sobre mirra, canela, cardamomo, coentro, capim-limão, vetiver e o gengibre que também é citado há cerca de 4500 anos, no clássico chinês Nei Jing, o Livro do Imperador Amarelo, para utilização de preparações medicinais.

Leia mais »

Coluna do Carlos Cerqueira – Caminho de aromas


O sentido do olfato sempre exerceu uma grande influência na vida e para a vida, é pelo cheiro que animais atraem parceiros, caçam e evitam alimentos venenosos. É fato que não é necessário ingerir uma substância para que ela faça efeito sobre o organismo, pelo contrário, na inalação as substâncias entram diretamente em contato com a corrente sanguínea e posteriormente o sistema nervoso central.

Leia mais »

Coluna do Carlos Cerqueira – Luz como Linguagem


Sabe-se que culturas muito antigas como a chinesa, indiana e egipcia faziam uso de cores e luz na promoção do bem-estar. Muitos séculos depois Isaac Newton formulou a teoria da luz e da cor, ao expôr sua clássica experiência com um prisma decompondo a luz solar nas sete cores do arco-íris.

Leia mais »

Coluna do Carlos Cerqueira – O tempero da saúde


Praticamente todas as ervas usadas como tempero são também medicinais. Entre elas, o alho (allium sativum) figura soberano, não só por ser o mais usado, mas também por ser um dos maiores possuidores de propriedades terapêuticas.

Leia mais »

Coluna do Carlos Cerqueira – A saúde está no “ar”


Podemos dizer que o ar é nosso principal alimento já que sem ele não conseguiríamos sobreviver por mais de alguns minutos. A respiração é uma função do sistema nervoso autônomo, ou seja, acontece independentemente de estarmos conscientes
Leia mais »