Personalidades de Muriaé – Dr. Nilo Pacheco de Medeiros

Guia Muriaé no WhatsApp

Doutor Nilo Pacheco de Medeiros nasceu na cidade de Muriaé em 4 de dezembro de 1908. Era filho do ilustre Coronel José Pacheco de Medeiros e de Gabriella de Andrade Medeiros. Eram seus irmãos: Maria José de Medeiros Brandão de Rezende; Dr. Paulo Pacheco de Medeiros; Dr. José Pacheco de Medeiros Filho; Dr. Lauro Pacheco de Medeiros; Dr. Raul Pacheco de Medeiros; Maria Ângela de Medeiros Canêdo, casada com Dr. Pio Soares Canêdo; Maria Cândida de Medeiros Castro e Maria Elisa Pacheco de Medeiros. Todos os irmãos homens eram advogados muito conhecidos, tendo marcado a história desta cidade.

Dr. Nilo foi uma figura esponencial do nosso meio e notadamente das nossas lides forenses. Trabalhou sempre, quer em benefício da assistência do Hospital São Paulo, quer atento e solícito a tudo quanto dizia de perto com os interesses da nossa sofrida e imensa classe rural.

Em 3 de setembro de 1932, casou-se com Giselda Guarino de Medeiros, nascida em 19 de fevereiro de 1909 e filha do saudoso comerciante muriaeense José Guarino e de Serafina Datolli Guarino.

Foi em seu árduo trabalho diário de Escrivão e Oficial do Registro de Imóveis e Tabelião do Segundo Ofício da Comarca, substituindo ao seu pai, que a sua personalidade se elevou e sublimou, pois não lhe faltavam disposição para o trabalho, nem competência e dignidade para exercer os difíceis cargos que ocupava. Possuía um profundo sentimento de justiça, sempre iluminando sua carreira, pelo íntimo conhecimento que tinha da humanidade, sentimento este, naturalmente, alargado por sua inteligência e conscientização dos anseios humanos. Ele foi responsável pelo registro de todas as escrituras que foram lavradas nessa comarca durante muitos anos. Dr. Nilo, no exercício de suas atividades funcionais, foi incomparável no cumprimento do dever, correto, honesto, minucioso, detalhista, preocupado com o atendimento às normas legais e aos preceitos maiores de sua formação. Para ele, seu cartório representava um templo.

Era bacharel em Direito e exerceu esta profissão de advogado por algum tempo nas cidades de Caratinga, primeiramente, e logo depois, em Muriaé. Como político, foi vereador da Câmara Municipal de Muriaé no período de 1936 a 1937.

Sempre mereceu imenso respeito quer na vida profissional, quer como amigo, quer como conselheiro. Sua visão jamais foi fechada, jamais se desconcentrou.

Acolhedor e generoso, apesar da fortuna material, não era perturbado pelas vaidades humanas. Na sua casa, onde todos eram políticos e advogados de relevo e simples homens, permanecia com a mesma deferência e o mesmo carinho.

Esta ilustre figura muriaeense faleceu no dia 16 de janeiro de 1979, pouco tempo após ter completado 70 anos de idade, na cidade de Belo Horizonte onde fora em busca de melhoras para seu estado de saúde.

Dr. Nilo deixou viúva Giselda, que faleceu em 23 de dezembro de 2001, aos 92 anos de idade. O casal não teve filhos, mas deixou familiares e amigos saudosos.

Seu corpo foi velado na sala do tribunal do júri do antigo Fórum muriaeense. Neste momento, foram ouvidas várias homenagens feitas por autoridades municipais ali presentes.

Em vida, Dr. Nilo soube construir, pela dedicação profissional e pelo zelo familiar, os verdadeiros exemplos de conduta, valorizados pelo senso de responsabilidade.

Pertenceu a uma geração de gigantes, que tão bem souberam escrever a história de nossa Muriaé e que permanecerão eternamente em nossas lembranças, tocados pela saudade.

Em Muriaé, no bairro Santana, temos uma avenida que recebeu seu nome, pela lei nº. 943 de 1983 proposta pelo então vereador Reinaldo Dornelas.

Fonte: João Carlos Vargas e Flávia Alves Junqueira / Memorial Municipal

WhatsApp Receba nossas notícias direto no seu WhatsApp! Envie uma mensagem para o número (32) 99125-5754 ou pelo link https://wa.me/5532991255754
Seguir o Guia Muriaé no Google News
📲 Acompanhe o GUIA MURIAÉ - Facebook / Instagram / Telegram / Threads / TikTok / Twitter / YouTube / WhatsApp

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Guia Muriaé no WhatsApp
Botão Voltar ao topo