História de Muriaé

Guia Muriaé no WhatsApp

Nesta seção você poderá conferir toda a história do município de Muriaé, fotos antigas e biografias de pessoas que marcaram seu nome na história da cidade. Um verdadeiro memorial virtual da cidade!

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

WhatsApp Receba nossas notícias direto no seu WhatsApp! Envie uma mensagem para o número (32) 99125-5754 ou pelo link https://chat.whatsapp.com/LBu6cVNDWOC2J6KnG3gHlF
Seguir o Guia Muriaé no Google News
📲 Acompanhe o GUIA MURIAÉ - Facebook / Instagram / Telegram / Threads / TikTok / Twitter / YouTube / WhatsApp

Guia Muriaé no WhatsApp

Guia Muriaé

Há 15 anos com a maior cobertura de Muriaé e região! Informação de qualidade e com seriedade, com atualizações diárias. Vamos muito além de notícias policiais, aqui você se informa com novidades relacionadas a concursos, vagas de emprego, saúde, entretenimento, política e esportes. Siga nossas redes para receber nossas atualizações!

3 Comentários

  1. Tenho feito uma pesquisa sobre a região e busquei o significado da palavra Muriaé:
    Vejo que paira uma contoversia sobre o farto e encontrei os seguintes dados :
    1- (No Guia Muriaé)
    O nome Muriaé vem da região, hoje município de Minas Gerais, onde nasce o rio, sendo o termo, provavelmente, de origem indígena. Embora não exista consenso sobre o seu significado, a maioria das hipóteses aponta para a relação com a existência de mosquitos. Por esta ótica, a evolução etimológica pode ter acontecido a partir de “Meru-aé” (mosquito diferente e mau) ou “Meruim-hu” (rio dos mosquitos).
    2- ( No Livro do Major Porphirio Henriques);
    O significado do termo adveio de uma combinação fonética da língua indígena com o português dando origem ao topônimo “Muriaé”. Contam que quando um índio, atacado pela malária ( Doença epidêmica naqueles primórdios) , estava muito doente e desesperado devido a calores corpóreos provocado pela febre palustre, atiravam-se nas águas do rio com intuito de refrescar-se. Dado a saúde fragilizada pela doença ou o choque ou as corredeiras ou mesmo a combinações desses fatores levavam ao falecimento do índio que desaparecia nas águas. Outros índios, presenciando a tragédia, apontavam com os dedos para o local onde o doente desaparecera exclamando: “ Morri-aí” ( Morreu aí ).

    A secretaria de Cultura poderia esclarecer qual seria a informação correta
    Obrigado
    Ricardo Alves Ferreira
    [email protected]
    021 3215 6204 9 9494 8417

  2. Vocês tem algum informação ou arquivo que poderia mostrar imigrantes italiano ou portugueses que morou em muriaé

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo