Home / Colunas / Márcia Pimentel / Coluna da Márcia Pimentel – Dietas da moda: Não caia nessa!

Coluna da Márcia Pimentel – Dietas da moda: Não caia nessa!

Dieta das frutas, dieta da sopa, da luz, do tipo sanguíneo, dos sucos, da lua, das proteínas, dos pontos, da USP, de South Beach, dieta ortomolecular, entre outras. Com certeza você já deve ter ouvido falar ou deve estar até tentando seguir uma dessas dietas, pois elas são bastante famosas e muito divulgadas, principalmente na internet. São dietas que prometem uma grande perda de peso em curto espaço de tempo e com mínimo de esforço, sendo considerada milagrosas, pena que não é verdade!

Essas dietas são normalmente pouco calóricas e muito restritas, por isso há uma perda de peso acentuada em pouquíssimo tempo. Esse emagrecimento, não representa necessariamente redução somente de gordura, mas também perda de água, massa muscular e carência de vitaminas e minerais devido às alterações no padrão alimentar. E na maioria das vezes após o término dessas dietas o indivíduo recupera todo o peso perdido ou até ganha uns quilinhos a mais.




Além disso, é fato que nenhuma dessas dietas milagrosas tem qualquer comprovação científica de sua eficácia, ao contrário podem acarretar diversos problemas de saúde como, constipação pela redução do consumo de ricos em fibras; cansaço, fraqueza, dores de cabeça devido à restrição de carboidratos; problemas cardiovasculares devido ao elevado consumo de gordura; anemia, queda de cabelo, osteoporose proveniente da carência de minerais; diabetes pela menor sensibilidade dos tecidos à insulina, entre outros problemas.

Portanto, quando se objetiva o emagrecimento, deve-se antes de tudo fazer uma reeducação alimentar, ou seja, promover a mudança nos hábitos e comportamento alimentar. Para que isso ocorra procure um profissional especializado (nutricionista), pois somente ele pode dizer o que você deve ou não retirar do seu cardápio para que o emagrecimento seja feito de maneira efetiva e saudável.

Autora: Márcia Pimentel é Nutricionista Pós-Graduanda em Nutrição Clínica Funcional e Fitoterapia pela Faculdade Redentor de Itaperuna




Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *